Uninter Laranjeiras do Sul leva projeto de leitura para diversos pontos da cidade
...

Gelateca, a geladeira biblioteca, faz parte do programa Viajando pelas Letras para incentivo à leitura
Sentir a textura das páginas, o formato da encadernação e acessar um mundo novo por meio de informações e histórias contadas de forma verídica: todas essas são experiências promovidas pela leitura. No entanto, apesar de ser um dos bens mais preciosos na divulgação do conhecimento, mais de 30% dos brasileiros nunca comprou um livro em toda a sua vida. Foi pensando na transformação dessa realidade que o polo Uninter Laranjeiras do Sul dá início ao projeto Viajando pelas Letras.
Até o fim de outubro, a instituição fará a instalação de três Gelatecas, as geladeiras bibliotecas – que, em formato de estante, armazenam livros para serem compartilhados – em diferentes pontos da cidade. O primeiro, instalado no fim de setembro deste ano, encontra-se na Secretaria Municipal de Saúde, no endereço R. Barão do Rio Branco, 1300.
A segunda Gelateca tem instalação prevista no terminal rodoviário da cidade; já a terceira será na unidade do polo Uninter Laranjeiras do Sul até o final de outubro. Para o gestor do polo, Nilton Batista, a intenção é oferecer à comunidade acesso e incentivo à leitura. “Com a internet, cada vez menos as pessoas têm se interessado pela leitura. Nós queremos devolver o prazer por ter um livro nas mãos”, afirma.
Para os interessados em emprestar um livro, é só ir até uma das Gelatecas. Batista orienta, no entanto, a necessidade do compromisso: é preciso fazer a devolução espontânea após a leitura. “Para garantir que todos possam ter acesso, é importante que quem empreste faça a devolução do livro”, finaliza.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação
Empresa: Página 1 Comunicação