Conscientizar para transformar é a proposta do Dia Nacional de Adotar um Animal
Abrace esta ideia !

Conscientizar para transformar, esta é a proposta do Dia Nacional de Adotar um Animal, em seu 19º ano. É preciso estimular o aprendizado sobre o direito dos animais e incentivar mudanças culturais no relacionamento com estes seres tão especiais.

É necessário impactar positivamente as pessoas para que através da conscientização, seja possível amenizar o problema do abandono e promover a transformação social, buscando criar uma nova mentalidade.

Os animais abandonados estão mais suscetíveis a maus tratos, a acidentes e, principalmente, a doenças, que podem ser, inclusive, uma ameaça para outras espécies e para a saúde humana. O Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil possuí hoje 172.083 animais abandonados sob a tutela das ONGs e grupos de Protetores.

Dos mais de 172 mil animais tutelados, 165.200 (96%) são cães e 6.883 (4%) são gatos. Os abrigos de médio porte destacam-se por tutelar mais de 89 mil animais. Portanto, são responsáveis por mais de 52% da população de pets disponíveis para adoção.

De acordo com os dados, 0,0002% da população total de cães, de 54,2 milhões, e de gatos, de 23,9 milhões, evolui efetivamente para a condição de abandono. Segundo esses números, verificamos que 4% dos animais em condição de vulnerabilidade evoluem para o abandono completo.

Realizado desde 2000, comemorado no dia 4 de outubro, a cada ano o Dia Nacional de Adotar um Animal, estimula o desenvolvimento de ações concretas em prol da adoção de animais de maneira responsável e eventos que possibilitam destacar a importância da esterilização.

A participação é feita de maneira voluntária, de forma anônima e gratuita, onde cada pessoa pode oferecer sua contribuição através de atos simples, mas que somados fazem grande diferença na sociedade. Desenvolver o espírito voluntário é sinônimo de amor e respeito.

A pesquisa realizada pela World Giving Index 2018 - Charities Aid Foundation publicou o Índice Global de Solidariedade (World Giving Index, em inglês), no qual mede a solidariedade de 146 países. O Brasil aparece em sétimo lugar em número absolutos (21 milhões de voluntários) e percentualmente na posição 109 (13%) da população envolvida em ações voluntárias. Portanto em ambos os casos percebemos o grande potencial de crescimento que o país tem nesse campo.

O voluntarismo não traz benefícios só para o animal, se envolver em ações humanitárias ajuda no desenvolvimento da vida pessoal e profissional do voluntário. Habilidades como empatia, trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas, liderança, raciocínio lógico, proatividade e muitas outras são fortalecidos com essa experiência. .

Como idealizadora desta campanha educativa intitulada Dia Nacional de Adotar um Animal ressalto que a colaboração entre os participantes da desde o planejamento de uma atividade até o processamento do aprendizado, promove crescimento mútuo e potencializa os resultados. Algumas iniciativas visam promover nas escolas a interação entre estudantes e professores em prol do bem estar dos animais.

- Colabore , participe , faça a diferença :

- Divulgue esta proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com muita criatividade. Poderá divulgar em vários locais públicos, clinicas veterinárias e petshops , que 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal

- Cada aliado que se disponha ajudar, será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

- A sua entidade poderá realizar eventos de manifestação de apoio e assim, fortalecer a sua participação neste processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.

Editorias: Animais  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Sociedade
Empresa: Revista Ecotour