Empretec constrói a maior composição ferroviária de manutenção de rede aérea já produzida no Brasil

Completando 50 anos de Brasil, a Empretec Indústria e Comércio, referência no mercado nacional como fabricante e fornecedora de soluções para o segmento metroferroviário e ferroviário, acaba de anunciar a construção da maior Composição de Manutenção de Rede Aérea (CMRA) já produzida no País.

Segundo Guilherme Nurchis, diretor da empresa, “a CMRA da Empretec confere maior capacidade produtiva durante a instalação e manutenção da rede aérea, como também maior autonomia durante o turno de trabalho, proporcionando ainda ao operador melhores condições ergonômicas”.

Nurchis ressalta que a Empretec levou dois anos do projeto à fabricação e fase final de testes. “A empresa investiu em visitas técnicas ao exterior a fim de buscar as soluções ideais que viabilizassem o projeto, fazendo a busca, por exemplo, de sistemas de tração na Itália, sistemas hidráulicos na França, e sistemas de comandos e controles na Alemanha”.

A Composição de Manutenção de Rede Aérea tem alcance máximo da plataforma aérea de mais 8,0m e velocidade máxima de até 80km/h, sendo um veículo ferroviário auto propelido, bidirecional, dedicado à instalação, inspeção e manutenção da rede aérea.

“O veículo é equipado com plataforma elevatória hidráulica, pantógrafo de aterramento, mastro hidráulico telescópico, oficina com bancada e armários para o armazenamento de materiais, suprimentos e ferramentas, banheiro e cozinha. Além da cabine de controle e condução principal, possui uma meia cabine na outra extremidade, de modo auxiliar na movimentação durante os trabalhos de manutenção, no sentido oposto ao da cabine principal”, detalha Maercio Ricardo de Lima, diretor comercial da Empretec.

Maercio destaca ainda que toda a movimentação dos equipamentos pode ser efetuada através de controle remoto sem fio, inclusive a tração do equipamento para pequenos deslocamentos durante os serviços na rede aérea.
A composição também dispõe de um vagão reboque porta bobinas equipado com três porta bobinas (de acionamento automático), mastros telescópicos de manipulação de cabos e um guindaste para manipulação de bobinas e, eventualmente, postes e outros elementos das catenárias.

CMRA - Características Técnicas Principais:

Potência do motor principal: 600 HP
Velocidade máxima: 80km/h
Comprimento total da composição: 40 metros
Altura total: 4,0 metros
Alcance máximo da plataforma aérea: 8,0m
Peso total da composição: 100 toneladas
Tração Integral
Comando computadorizado
Acionamentos através de controle remoto.
Plataforma aérea com movimentação lateral
Porta bobinas com acionamento automático

Sobre a Empretec – Empresa líder em soluções e fabricação de equipamentos para o ramo ferroviário, a Empretec comemora 50 anos de atuação no mercado nacional e, com a mesma eficiência, atende também outros países, tais como: Uruguai, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Empresa brasileira e de cunho familiar, a Empretec também produz soluções customizadas para os setores rodoviário, transporte, infraestrutura, saneamento, telecomunicações, eletrificação e movimentação de cargas. Situada em Guarulhos, em São Paulo, a empresa possui uma equipe composta de engenheiros, técnicos especializados e mão-de-obra própria, de modo que está apta a desenvolver equipamentos e peças, seja desde o levantamento em campo para detectar necessidades até o projeto, fabricação de equipamentos ou mesmo a materialização de um desenho previamente fornecido pelo cliente.
Mais informações no site http://www.empretec.com.br, pelo telefone (11) 2423.7511.

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br