É importante tornar o ambiente escolar mais seguro para as crianças

Tornar o ambiente educacional mais seguro é fundamental, ainda mais quando há a presença de crianças. É preciso garantir a segurança em todos os recintos, desde a sala de aula até os espaços de recreação, por exemplo. Medidas de segurança proativas devem ser adotadas no sentido de tranquilizar ou eliminar qualquer tipo de risco que se possa, de alguma forma, antever.

Os riscos iminentes dentro da escola podem ser neutralizados quando corretamente identificados. É necessário avaliar todos os aspectos que devam ser melhorados para aprimorar os mecanismos de segurança e minimizar qualquer tipo de risco ao qual os alunos possam estar expostos.

Mas, como aplicar esse conceito para tornar uma escola mais segura? É grande o número de acidentes envolvendo, principalmente, crianças que são causados por ferimentos graves como esmagamento de dedos e até amputações, gerando situações traumáticas para a pessoa e seus familiares. Lesões nas mãos e nos dedos podem trazer muitas dificuldades na vida das pessoas, fato que é agravado quando ocorre a amputação de um dedo. Além da perda significativa das funções manuais, deve-se considerar o trauma ocasionado na criança, podendo carregar problemas sociais e psíquicos para a vida adulta.

Estima-se que por ano, e somente em Londres, uma população de crianças, equivalente a 60 mil pessoas esmaguem seus dedos. Entre elas, 20% precisam passar por cirurgia, de acordo com dados da Royal Society for the Prevention of Accidents (ROSPA), tradicional e importante entidade do Reino Unido, reconhecida por suas práticas e realizações seguras de trabalho. “Prevenir o acidente é sempre o melhor caminho”, ressalta o administrador de empresas, Cláudio Piovesan.

Chocado com um acidente do gênero que o sensibilizou, Piovesan e uma equipe multidisciplinar de profissionais nas áreas de Educação, Saúde, Engenharia e Design, desenvolveram um dispositivo de segurança para evitar acidentes com as mãos e dedos causados pelo fechamento súbito de portas de madeiras, e para ser utilizado no ambiente escolar.

Inédito no Brasil, TRAVAMIGA é um dispositivo de segurança de fácil instalação, que deve ser colocado entre a porta e/ou janela (e/ou algo similar, articulado por dobradiças) e o batente, evitando o fechamento e o esmagamento do dedo de uma criança.

Mais informações: http://www.travamiga.com.br

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br