E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Como tornar o ambiente escolar mais seguro para as crianças?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site


Tornar o ambiente educacional mais seguro é fundamental, ainda mais quando há a presença de crianças. É preciso garantir a segurança em todos os recintos, desde a sala de aula até os espaços de recreação, por exemplo. Medidas de segurança proativas devem ser adotadas no sentido de tranquilizar ou eliminar qualquer tipo de risco que se possa, de alguma forma, antever.
Os riscos iminentes dentro da escola podem ser neutralizados quando corretamente identificados. É necessário avaliar todos os aspectos que devam ser melhorados para aprimorar os mecanismos de segurança e minimizar qualquer tipo de risco ao qual os alunos possam estar expostos.

Mas, como aplicar esse conceito para tornar uma escola mais segura? É grande o número de acidentes envolvendo, principalmente, crianças que são causados por ferimentos graves como esmagamento de dedos e até amputações, gerando situações traumáticas para a pessoa e seus familiares. Isso pode acontecer devido ao fechamento súbito de portas de madeiras, por exemplo. Hoje, existe no mercado um dispositivo de segurança desenvolvido para evitar acidentes com as mãos e dedos, que deve ser instalado entre a porta e/ou janela e/ou algo similar (articulado por dobradiças) e o seu batente, evitando que essa se feche causando acidente.

Tal medida de segurança ganha ainda maior relevância levando-se em consideração o número expressivo de acidentes dessa natureza. Estima-se que por ano, e somente em Londres, uma população de crianças, equivalente a 60 mil pessoas esmaguem seus dedos. Entre elas, 20% precisam passar por cirurgia, de acordo com dados da Royal Society for the Prevention of Accidents (ROSPA), tradicional e importante entidade do Reino Unido, reconhecida por suas práticas e realizações seguras de trabalho.
Lesões nas mãos e nos dedos podem trazer muitas dificuldades na vida das pessoas, fato que é agravado quando ocorre a amputação de um dedo. Além da perda significativa das funções manuais, deve-se considerar o trauma ocasionado na criança, podendo carregar problemas sociais e psíquicos para a vida adulta. Outro ponto a ser considerado diz respeito a indenizações por esse tipo de acidente, que ultrapassam a casa dos milhões de dólares no mundo. Prevenir o acidente é sempre o melhor caminho.

Cláudio Piovesan, administrador e idealizador da Travamiga, dispositivo de segurança desenvolvido para evitar acidentes com as mãos e dedos causados pelo fechamento súbito de portas de madeiras. A ideia surgiu a partir de um acidente com uma criança de 5 anos, numa escola, sediada em São Paulo, que teve o dedo amputado por uma porta.



Editorias: Criança  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Informativa Mídia Assessoria de Comunicação  
Contato: Rita de Cássia Dias  
Telefone: 11--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.