Yaskawa Motoman apresentou inovações para a indústria 4.0 na Expomafe 2019 e projeta crescimento no País para 2019

Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs, a Yaskawa Motoman do Brasil, apresentou na Expomafe 2019, entre os dias 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, novas linhas de robôs que estão impactando o mercado, e que atendem a crescente demanda da indústria 4.0. Segundo o diretor presidente, Icaru Sakuyoshi, a empresa cresceu 15% no ano passado no País e projeta alavancar seus negócios em 2019, inclusive com a participação na Expomafe. “Tivemos um número de visitantes expressivos e qualificados, que geraram muitas consultas com grandes possibilidades de negócios futuros, sendo que alguns já foram concretizados na feira. Como nós demonstramos várias aplicações no estande, as demandas foram diversificadas, atendendo não somente ao setor metalmecânico, como também outros da indústria em geral”, afirma Sakuyoshi, que para este ano estima crescimento de 10% no faturamento da empresa no Brasil.

Entre as novidades apresentadas no evento, destacaram-se:

Robô colaborativo HC-10, desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, contém 6 eixos, projetado para uma variedade de aplicações, como de montagem, carga e descarga, manipulação, empacotamento e paletização. Possui carga útil de 10 kg, alcance máximo de 1,200 mm, e repetibilidade de ±0.1 mm. Feito em alumínio fundido para uma maior durabilidade industrial, projetado para evitar pontos de pinçamento, aumentando a segurança do trabalhador. Contém o braço oco, elimina o uso dos cabos externos e os riscos associados da operação, simplificando a instalação de ferramentas de punho do robô.

Robôs da série GP, rápidos e compactos, oferecem controle aprimorado de aceleração/desaceleração para todas as posições do robô, resultando em produtividade aprimorada ideais para aplicações de montagem e manuseio de alta velocidade. Com um design moderno, um fino braço permite um espaço mínimo de instalação e minimiza a interferência com dispositivos periféricos. A instalação é rápida e eficiente. Um único cabo é necessário para conectar o manipulador ao controlador, resultando em fácil configuração, redução de despesas com manutenção e estoque de peças de reposição.

São altamente eficientes, oferecem a maior carga útil, velocidade mais rápida e o maior momento permitido no punho em sua classe, podendo ser controlados pelo controlador da Motoman YRC1000 ou pelo controlador YRC1000micro. O YRC1000 utiliza o pendente de instrução padrão leve, ou o Smart Pendant ambos com tela sensível ao toque, sendo fácil de usar, e o YRC1000micro está disponível para uso com o pendente de instrução padrão.

Robô de solda MA1440, robusto e rápido, com seis eixos, possui carga útil de 6kg, com alcance horizontal até 1,440mm e vertical até 2,511mm. “Com o cabeamento da tocha passando pelo meio do braço elimina a interferência e reduz o desgaste do cabo além de simplificar a programação”, explica o diretor de engenharia de aplicação da Yaskawa Motoman, Márcio Garcia.

Robô de solda MA2010, robusto, também contém seis eixos, apresentando carga útil de 10 kg, suportando tochas e sensores motorizados, e alcance horizontal até 2,010mm e vertical até 3,649mm. Apresenta como diferencial o braço oco, que mantém um raio de curvatura do cabo da tocha de soldagem, maximizando o desempenho da solda. O eixo T pode girar a tocha em ± 210 graus sem interferência do cabo. “Com esse design de braço, reduz a interferência com gabaritos e peças grandes”, destaca o executivo.

Sobre a Yaskawa Motoman do Brasil - Empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, líder mundial na fabricação de robôs industriais, a unidade brasileira tem sede no município de Diadema, Estado de São Paulo e atende todo o território nacional e América do Sul. Além de garantir a instalação eficiente dos sistemas, a equipe da Yaskawa Motoman Brasil está qualificada para dimensionar e especificar robôs adequados para a necessidade dos mais diferentes processos industriais. A empresa oferece assistência técnica, de modo assegurar a produção ininterrupta das linhas produtivas. Entre os segmentos industriais atendidos, destacam-se: automobilístico, autopeças, linha branca, eletroeletrônica, construção, alimentício e farmacêutico.

Informações para a imprensa:
Rita Dias - jornalista MTb.30.509 – cel. 11 – 99758.5909
rita@informativamidia.com.br