Indústria 4.0: tecnologia do GKO FRETE automatiza gestão de transportes da Termotécnica

Rio de janeiro, 20 de fevereiro de 2020 – A catarinense Termotécnica – maior indústria transformadora de EPS (isopor®) da América Latina com 65% do market share no Brasil – coleciona há anos prêmios pelo compromisso com a sustentabilidade, pela gestão de alto nível e valorização de seus talentos. Com 58 anos de atuação, a empresa conta com 900 colaboradores e contabiliza mais de 40 mil toneladas de EPS coletadas e transformadas em novos produtos.
Com seis unidades entre matriz, fábricas e unidades de reciclagem em cinco estados brasileiros, a empresa tem na operação logística um de seus pontos críticos, pois o EPS transportado é um material volumoso e leve e requer expedição de maior quantidade de veículos. Outra condição para a criticidade da operação é que as entregas às indústrias atendidas pela Termotécnica são feitas em sistema Just in Time e, a cada duas horas, os caminhões saem para algum destino pelo Brasil.
“Oito transportadoras estão envolvidas nessa operação nacional e o GKO FRETE é utilizado como ferramenta para automatizar todo o processo desde 2012”, conta Anderson Rodrigo Souto, analista de Suporte da Termotécnica.
De acordo com o profissional, antes do GKO FRETE o processo de gestão do transporte era manual e apenas cinco faturas e conhecimentos de transporte eram lançados no sistema de gestão empresarial (ERP). Um colaborador era dedicado ao processo, que estava vulnerável a erros humanos e, ainda, não apresentava eficiência suficiente para o volume que se processava diariamente.
“O transporte é um dos pontos críticos da nossa logística porque também é a segunda maior conta paga na operação. Informações de mercado apontam para uma redução nos custos de frete em pelo menos 5% com o processo de auditoria de fretes e, apesar de ser um dado confidencial em nossa empresa, com o GKO FRETE registramos uma redução significativa já no primeiro ano de uso”, destaca Souto.

Gestão eficiente
Consolidado nas operações de transporte da Termotécnica, o GKO FRETE proporcionou à empresa maior eficiência em sua gestão de transporte: atualmente, 15 faturas são processadas por dia, contra as cinco de 2012. Por conta da automatização de todo o processo, o colaborador responsável por esta etapa da gestão logística não é exclusivo na operação, dedicando-se a outras atividades.
O GKO FRETE é utilizado pela Termotécnica para simular frete pago por carga, realizar a auditoria dos fretes, emissão de relatórios de desempenho, registro de históricos da operação, diagnóstico da gestão de fretes incluindo ocorrências ao longo do percurso das entregas. Um diferencial é o uso combinado do GKO FRETE e um aplicativo de geolocalização que roteiriza as entregas calculando a quilometragem total, assegurando o valor total a pagar, e também permite fazer o cálculo do pedágio para pagamento do valor antecipado ao motorista analisando as rotas, tipo do veículo (eixos), quilometragem percorrida e praças de pedágio de acordo com o romaneio.
“Ganhamos uma incontestável facilidade e agilidade no lançamento de faturas e pagamento de fretes com a automatização promovida pelo GKO FRETE. Isso nos deu maior eficiência e visibilidade na gestão dos fretes, permitindo modernizar os processos e a melhorar relação com transportadoras e clientes”, conclui Souto.

Sobre a Termotécnica
A Termotécnica atua desde 1961 na produção e transformação do EPS, produzindo soluções para os segmentos de Embalagens e Componentes, Agronegócio, Conservação, Cadeia de Frio e Movimentação de Cargas. Com seis unidades fabris, é líder no Brasil e pioneira na reciclagem do EPS. Está entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar e também entre as mais Sustentáveis do país, eleita pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Sobre a GKO Informática
Fundada em 1987, a GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e ao apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE. A empresa oferece serviços de consultoria e já ministrou inúmeros cursos aos embarcadores sobre como contratar e administrar fretes para gerar lucros. O GKO FRETE foi eleito a Marca Líder em software de gestão de fretes por quatro anos seguidos em premiação promovida pela revista IntraLogística, editada pelo Instituto IMAM. A GKO Informática, por sua vez, foi eleita “Protagonista da Logística” pela Aslog (hoje ABRALOG), associação que representa as empresas e os profissionais de logística. A empresa oferece também a modalidade de terceirização de infraestrutura (hardware e software) para seus clientes, o que permite o acesso ao GKO FRETE via internet no modelo Software as a Service (SaaS).
Com experiência de 32 anos de mercado, a GKO Informática vem expandindo a sua atuação para a terceirização de processos da gestão de fretes, com a LogPartners, e com sua unidade de serviços em nuvem que apoiam a relação embarcador-transportador-destinatário, o GKO Plus. A GKO Informática atua junto aos mais variados setores da indústria, contando com clientes de 22 segmentos que cobrem uma diversidade de mercados em todas as regiões do País. O software GKO FRETE atende desde indústrias automotivas até e-commerce, abrangendo empresas do varejo, indústrias e de serviços, todas tendo como ponto comum serem médias e grandes contratantes de transportes. Mais de 300 empresas já implementaram o GKO FRETE como Syngenta, HP e Goodyear.

Editorias: Economia  Industria  Negócios  Serviços
Empresa: Manchete Editorial Comunicação