Empreendedores de Dança da Baixada Santista se unem em tempo de Pandemia

Sabe aquela fala de que devemos enxergar o lado bom, mesmo diante dos momentos ruins?

Para os empreendedores de Dança da Baixada Santista o lado bom de todo esse momento desafiador é o surgimento de uma união nunca vista neste Setor Artístico.

71 academias de dança se juntaram para debater ideias, criar propostas e alternativas para o segmento.

“O Setor não baixou a cabeça, não está esperando de braços cruzados tudo se normalizar. Houve a necessidade de se reinventar da Noite para o Dia e o fizeram, criando Conteúdo Virtual, para manter contato com os alunos e também na esperança de receber pelo serviço prestado virtualmente”, afirma Juliana Luiz, vice-presidente da Adalpa – Associação de Dança do Litoral Paulista, diretora do Festival Cubatão em Dança e uma das diretoras do FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos.

Apesar da falta de motivos para comemorar o Dia Internacional da Dança, no próximo dia 29, o grupo resolveu mostrar a todos essa união. “E assim estamos produzindo um vídeo, onde participam 55 donos de academias/escolas e que será exibido no dia 29 nas Redes Sociais e em qualquer veículo de mídia que queira colaborar em dar voz para um setor importante da nossa Economia Regional, o qual a Sociedade não pode permitir que ela diminua”, explica a produtora.

“Algumas diretoras me procuraram no final de março propondo que eu criasse um grupo pelo whatsapp com os donos de escolas e academias particulares da Baixada Santista, para que eles pudessem discutir saídas para essa crise, compartilhar ideias e até mesmo preocupações”, detalha. “Apesar de conhecer parte desse público, por conta dos festivais, sabia que era preciso mapear a maior quantidade de escolas/academias para a formação deste grupo e, após uma longa pesquisa (o qual sei que deve ter ficado algumas de fora), consegui mapear 95 escolas/academias particulares de Dança em todas as nove cidades da Baixada Santista. Fiquei admirada, porque eu imaginava a grande representatividade do Setor na Economia da nossa região, porém ela é muito maior e é preciso valorizá-la e apoia-la!”, ressalta.

“Em momentos em que ressaltamos a Economia Criativa, onde a consideramos um importante pilar da Economia em Geral, mostramos que a Dança na Baixada Santista é um Setor Criativo de grande valor – Empregamos Profissionais como Professores, Administradores, Contadores, Costureiras, Figurinistas, Cenógrafos, Coreógrafos, Maquiadores, Ensaiadores, Técnicos de arte e etc, além de contribuir com o Setor Imobiliário (a grande maioria das escolas/academias não possuem Sede própria, ou seja pagam aluguel). Após entrar em contato com cada uma delas, das noventa e cinco mapeadas, setenta e uma aceitaram fazer parte do grupo, que foi criado no dia 7 de abril deste ano, onde pela primeira vez pude ver a União da Dança, algo a se comemorar neste dia Internacional da Dança, em meio a toda essa crise”, celebra.

No grupo há muita troca de informações, propostas imediatas e especialmente compartilhamento de aflições, já que as contas continuam a chegar e houve uma diminuição significativa nas receitas e infelizmente a Linha de Credito oferecida pelo Governo atualmente não alcança esse público. “Agora é torcer pela aprovação rápida do Senado para o Pronampe (Programa Nacional de Apoio à Microempresa e Empresas de Pequeno Porte) ou que seja criado algo a nível Estadual ou Regional”, diz.

Não importa o tempo como empreendedora, no grupo há desde a Valderez Zani, uma das mais experientes neste meio empreendedor da Dança até a Jhully Batista, a caçulinha nesta área (que abriu a sua Escola agora em 2020), passando pelos mesmos medos, como:

* Conseguirei manter meus alunos, após o fim dessa Pandemia?

* Atingirei parte da minha Meta em Conquistar novos alunos?

* O que nos espera a Longo Prazo?

* Até quando manter as Aulas Virtuais?

* Como fazer com que os Alunos/Pais de Alunos compreendam que precisamos continuar recebendo as Mensalidades para que eles tenham para onde retornar, quando tudo isso acabar?

* Como fazer a Sociedade como um todo entender que a Dança não é um Hobby e sim uma Profissão, um Empreendimento o qual empregamos pessoas, pagamos impostos e investimos muito financeiramente como qualquer outro empreendimento?

*

As Academias que participam do Grupo do Whatsapp, o qual nomeamos de Baixada Santista pela Dança

Bertioga

1. Estudio de Dança Bianca Silva