Baixada Santista Pela Vida: entidades da região lançam campanha para combater impactos da pandemia da Covid-19
Foto: Nice Gonçalvez/Arte no Dique

Foto: Nice Gonçalvez

Campanha vai mobilizar recursos para as comunidades que mais precisam neste momento, reduzir os impactos da pandemia além de dialogar com o poder público; Meta inicial será a de assistir a mil famílias carentes da região.

Na sexta-feira santa, um conjunto de organizações da sociedade civil da Baixada Santista lança a Campanha Baixada Santista pela Vida. Nas primeiras semanas, a campanha pretende atingir inicialmente 1000 famílias e mais de 20 comunidades em várias cidades da Baixada Santista, podendo dobrar nas próximas semanas a depender do apoio recebido. “Por meio da campanha #baixadapelavida pretendemos apoiar moradores de cortiços, palafitas, favelas e outros tipos de sub habitações; trabalhadores desempregados ou submetidos ao trabalho informal; idosos, especialmente sozinhos ou em casas de repouso”, diz o manifesto da Frente Baixada Santista pela Vida, responsável pela ação.
Com os recursos arrecadados, a campanha vai doar alimentação e kits de higiene para famílias, um coletivo de makers da Baixada Santista que está fabricando máscaras de proteção para profissionais da saúde e lideranças comunitárias e microempreendedores periféricos. Qualquer um pode participar: para doar basta acessar o link http://www.baixadapelavida.org. Na página é possível doar valores para compra de cestas básicas, kits de higiene e até mesmo apadrinhar uma família.
A Frente Baixada Santista surgiu após uma articulação entre quatro organizações da sociedade civil atuantes na região: Instituto Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto Procomum, atentos à importância de criar um fundo solidário para combater o impacto da pandemia de Covid-19, especialmente nas comunidades periféricas.
A Frente já organizou dois encontros virtuais com a presença de outras organizações, indivíduos e movimentos que também se integraram à tarefa, como: Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Fundo de Defesa e Ação e Economia de Francisco; Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista e Vale do Ribeira; Fórum Social Permanente da Baixada Santista; UNEGRO União de Negros pela Igualdade; CNTU conferência; São Paulo Suas; Fórum da Cidadania do Guarujá; Associação de Combate aos Poluentes; ONG Concidadania; Fórum Municipal da Criança e do Adolescente - FSBS; Fórum EcoSol BS; Protagonismo Cidadão; Redes Socioambientais da Baixada; Pastoral Povo da Rua - Igreja Católica; Settaport; Fórum Social de Santos, Pastoral do Menor, entre outras.
Para além dos itens de necessidade básica e emergenciais e iniciativas solidárias, o grupo também defende afirmar uma linha de atuação política para trabalhar em parceria com o poder público e legislativo, para de maneira propositiva construir soluções para as demandas da sociedade civil:
Site da Frente: baixadapelavida.org

Como participar/apoiar?
Entre no site baixadapelavida.org e doe! Também é possível participar como voluntário de algum dos grupos de trabalho ou ajudando a promover e divulgar as ações da Frente. Se você gostaria de receber as campanhas que a Frente vai lançar para poder divulgar, entre em contato com alguma das organizações organizadoras.
lab.procomum.org
institutoelos.org