Junho Nordestino do Instituto Arte no Dique terá O Som das Palafitas com Geraldo Azevedo e Arraial do Arte
Geraldo Azevedo.

Com o objetivo de promover a cidadania, o acesso à cultura e o intercâmbio cultural, o Instituto Arte no Dique, que chegou aos 15 anos no fim de 2017, preparou uma programação especial para o mês de junho.

O SOM DAS PALAFITAS

O projeto O Som das Palafitas, que levou nos anos anteriores grandes nomes da música brasileira como Hamilton de Holanda, Luiz Caldas e Armandinho Macedo, retorna com show de Geraldo Azevedo, no domingo, 10 de junho. A banda Barracos fará a apresentação de abertura, às 18h. Às 19h será a vez de Geraldo levar ao público um repertório que mescla décadas de sucessos que o projetaram internacionalmente. A apresentação contará ainda com participação especial do próprio Armandinho, retornando ao Dique da Vilda Gilda. O Som das Palafitas é realizado pelo Instituto Arte no Dique e tem patrocínios de Sabesp, Codesp e apoios da Prefeitura Municipal de Santos e Novotel.

Sobre Geraldo Azevedo

Com o formato intimista, a apresentação traz um clima aconchegante, envolvendo e emocionando a plateia com seu repertório variado, onde não falta espaço para os grandes sucessos e músicas inéditas.

Acompanhando de seu virtuoso violão, Geraldo Azevedo passeia por cinco décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira, como “Táxi lunar”, “Bicho de Sete Cabeças” (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha) e “Caravana”, até canções do seu último álbum “Salve São Francisco”, incluindo também algumas canções inéditas que serão inseridas em seu próximo trabalho, previsto para ser gravado em 2018.

Geraldo Azevedo - Voz & Violão é um daqueles shows intimistas que emocionam e fazem cantar junto, da primeira à última música. “Gosto muito desse formato, pois tenho liberdade no repertório. Se toco uma canção romântica e vejo que o público curtiu, logo emendo outra. Mas se vejo que o a plateia quer dançar, engato um forró que é para ver todo mundo balançar”, explica Geraldo Azevedo.

Sobre Geraldo Azevedo

Exímio violonista, o cantor e compositor Geraldo Azevedo cria em suas canções uma mistura única entre as harmonias sofisticadas da bossa-nova e os ritmos pulsantes da música latina. Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor, como “Dia Branco” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha), e números caribenhos cheios de swing, como “Veneza Americana” (Geraldo Azevedo e Carlos Fernando). Há ainda um sabor urbano em “Taxi Lunar” (Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho), e ritmos regionais que cantam o sertão e demais ícones da cultura e do folclore nordestino, como “Morena Linda Flor” (Geraldo Azevedo e Geraldo Amaral).

Sua discografia construída em 50 anos de carreira traz 23 álbuns lançados, entre trabalhos solo e parcerias de sucessos como em “O Grande Encontro” (1, 2, 3 e 4), ao lado de Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho, e em “Cantoria” (1 e 2), com Elomar, Xangai e Vital Farias. Essencialmente um compositor, Geraldo elabora suas canções em parcerias com poetas/amigos fiéis, seja desde o princípio de sua carreira, com Carlos Fernando e Renato Rocha, ou em anos mais recentes, ao lado de Capinan e Fausto Nilo. Em 2017, o artista celebra 50 anos como compositor. Sua primeira música foi o frevo de bloco “Aquela Rosa”, composta em parceria com Carlos Fernando, gravada em 1967 por Teca Calazans.

Algumas de suas composições atravessam gerações e formam um repertório eternizado na memória do público. “Caravana” (Geraldo Azevedo e Alceu Valença), “Moça Bonita” (Geraldo Azevedo e Capinam) e “Dona da Minha Cabeça” (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo), por exemplo, foram lançadas ainda na década de 70 e, até hoje, fazem parte do setlist de suas apresentações.

Vídeos – canal oficial do Geraldo Azevedo - http://www.youtube.com/channel/UCFwDRqJMO90p3cYUiQCT_Kw

“Estamos felizes em contar com a participação do grande Geraldo Azevedo e o retorno do parceiro Armandinho Macedo, dois grandes nomes da nossa música, cidadãos do mundo. Com esse show especial o Arte no Dique segue sua missão de oferecer acesso à arte, cultura como ferramenta de transformação social e educativa e, acima de tudo, o direito à cidadania”, ressalta José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente da instituição.

SERVIÇO:
O Som das Palafitas com Geraldo Azevedo e Participação de Armandinho Macedo
Domingo, 10 de junho
18h – Abertura com cerimonial e show da banda Barracos
19h – Geraldo Azevedo – participação de Armandinho Macedo
Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube
Gratuito.

ARRAIAL DO ARTE

Em junho, no Dique da Vila Gilda, em Santos, a festa Arraial do Arte, promovida pelo Instituto Arte no Dique com apoio da Prefeitura Municipal do município, busca resgatar a essência da Festa de São João. Com barracas que oferecerão os quitutes originais e tradicionais da cultura popular - bolo de milho, canjica, cural, milho cozido, pamonha, pinhão, bolo de fubá, pipoca, entre outros -, o projeto visa fomentar a cadeia produtiva local e tem apelo turístico.

No espaço localizado ao lado do instituto, acontecerão shows musicais, apresentações de dançarinos, quadrilhas e lá estarão barraquinhas de comidas e bebidas típicas. O funcionamento se dará durante três finais de semana, sempre de sexta e domingo, a partir de 15 de junho, sempre depois das 19h. Toda a programação é gratuita.

O Arraial do Arte busca estimular a produção da região do Dique da Vila Gilda, bem como trabalhar a questão da cidadania e o envolvimento dos moradores com a comunidade. Eles que produzem a decoração da festa. “Moradores da comunidade poderão ocupar as barracas e comercializar comidas e bebidas produzidas por eles mesmos. Assim, o Arraial do Arte buscará contribuir para o comércio local, além de promover o intercâmbio cultural entre as pessoas que lá vivem e moradores de outros bairros e cidades”, explica José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente da instituição e idealizador da festa.

SERVIÇO:
Arraial do Arte
Dias 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julho, sempre 19h.
Instituto Arte no Dique
Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube.
Gratuito.

Sobre o Arte no Dique

O Instituto Arte no Dique desenvolve trabalho sócio cultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos. Tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região.​

O projeto é desenvolvido numa das regiões de maior vulnerabilidade social da cidade, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.

Atualmente, a instituição oferece oficinas de percussão, dança, capoeira, teatro, customização, costura, taekwondo e inclusão digital, além de dezenas de atividades ao longo do ano, como apresentações musicais, espetáculos teatrais, sessões de filmes, workshops, etc, atendendo mais de 600 pessoas da região.

Ainda em 2018 será inaugurado o Restaurante das Palafitas, espaço de refeições populares que visa extinguir a fome naquela região.

Maiores informações: http://www.artenodique.org e http://www.facebook.com/artenodique.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Sociedade  Terceiro Setor  Turismo
Empresa: CineZen