Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

Uma história cigana de amor: Os caminhos de Lumia
Uma história cigana de amor: Os caminhos de Lumia
...

Uma história de preconceitos

Os ciganos estão presentes no Brasil desde 1574, quando João Torres, um forjador de armas português da etnia kalón, foi deportado para cá com sua mulher. Ao longo da história da colônia, há relatos de muitos ciganos deportados da Europa que se estabeleceram aqui, em especial em Minas Gerais no século 16.
Com seu estilo de vida nômade e desconectado das tradições cristãs, os povos ciganos despertaram brutal preconceito e variadas perseguições por parte das autoridades e da Igreja, sendo famosos os confrontos com a polícia na região das minas. Apenas no século 18 tiveram algum reconhecimento por conta do Romantismo, movimento que os enfocava sob uma luz de mistério e sedução.
Por incrível que pareça nessa nossa era de tanta informação, até hoje pouco se sabe desse povo múltiplo, que tem vários idiomas mas não grafa nenhum deles, se espalha pelo país em cerca de seis mil acampamentos e soma 250 mil pessoas.
Exatamente por isso a Editora Malagueta achou tão interessante publicar uma história de amor da autoria de uma jovem cigana, Lara Orlow, que conta um pouco como é viver em um acampamento, quais são as tradições de sexo e casamento – medievais! – e o modo de pensar de ciganos que transitam entre as capitais brasileiras hoje em dia, em picapes e fazendo ligações clandestinas para assistir televisão.
Os caminhos de Lumia mostra também como a homossexualidade é tratada entre os ciganos, contando uma história de amor entre mulheres sensual e movimentada, digna de se tornar um filme.

Os caminhos de Lumia
Autora: Lara Orlow
Editora Malagueta
Páginas: 192
Preço: R$ 30,00

Clara não consegue se conter, precisa correr até a praça da República. Lá, no final de todas as tardes, uma cigana dança com abandono. De cabelos longos esvoaçantes, saia colorida girando, movimentos sensuais e vibrantes, Lumia enfeitiça a jovem gerente.
Clara não sabe, mas seu destino cruza com o daquela mulher. Nas cartas e na vida, ela tem muito a descobrir com a linda cigana.

Sobre a autora
Lara Orlow vive no interior de São Paulo, em uma pequena chácara na cidade de Itapetininga com seu amor, sua filha humana Gabriela, sua filha felina Cassandra e sua filha ave Luanary. Dedica-se ao plantio de mudas de eucalipto para reflorestamento nas horas vagas e dá aulas de dança cigana para meninas da região.
De origem cigana, moldovana por parte de pai e kalin por parte de mãe, já realizou diversas ações sociais para a inclusão e o reconhecimento do seu povo na sociedade gadje. Atualmente trabalha em acampamentos de ciganos nômades junto à CERCI (Centro de Estudos e Resgate da Cultura Cigana), como palestrante e multiplicadora. É estudante de Letras na Universidade Norte do Paraná e seu email é orlow@ig.com.br.

Serviço:
Lançamento do livro Os caminhos de Lumia, de Lara Orlow