Revelação brasileira na música instrumental, o baixista Michael Pipoquinha se apresenta no GoyazFestival
Michael Pipoquinha

Uma talentosa revelação tem pipocado na música brasileira instrumental nos últimos anos e levado a novidade para o exterior. O jovem cearense de 22 anos, Michael Pipoquinha, é o mais novo fenômeno baixista da atualidade dentro e fora do Brasil e será uma das atrações do Goyaz Festival. Em Goiânia, o artista traz um show especial ao lado de outro grande instrumentista Arismar do Espírito Santo. A apresentação acontece no dia 28 de abril (sábado), a partir das 21h. A entrada é gratuita.

O nome artístico de Michael Pipoquinha não tira a seriedade do músico, que desde os 11 anos se apresenta profissionalmente. Nasceu em 1996 na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, e foi lá em sua terra natal que deu os primeiros passos para a carreira de músico.

Começou como bolsista no Projeto “Cultivando Talentos”, no Conservatório Alberto Nepomuceno. Lá ele teve as primeiras aulas de piano, percepção e coral onde conheceu e assumiu seu amor pela música brasileira, em especial a música Nordestina.

Ainda novo, conheceu Artur Maia, um dos expoentes do contrabaixo Nacional, ídolo que depois se tornou amigo de Michael. A partir daí, passou a despontar como baixista, participando de importantes Festivais de Música Instrumental ao lado de grandes nomes da Música Nacional, como Nelio Costa, Artur Maia, Jeferson Gonçalves e Big Time Orquestra.

Naturalmente despertou curiosidade por onde passava, devido ao carisma e virtuosismo precoce. Todo seu talento foi destaque no quadro “De olho nele” do Domingão do Faustão, onde impressionou o país todo com apenas 13 anos.

Em 2014 lançou seu primeiro disco intitulado Cearencinho. Com este disco, Michael Pipoquinha viajou por todo o Brasil com shows de divulgação deste trabalho autoral. No ano seguinte, o músico fez sua primeira viagem à Europa, convidado a participar do programa “We´vegot a talent”, onde apresentou temas autorais do álbum Cearencinho ao lado da renomada Big Band WDR, em Colônia, na Alemanha. Lá ficou amigo do multi-instrumentista inglês Jacob Collier, um dos mais celebrados nomes do Jazz.

Recentemente fez outra turnê pela Europa onde se apresentou ao lado do violonista Cainã Cavalcante no Festival Rigas Ritmi, na Letônia, fazendo também workshops pela região. Apresentou-se ainda com a cantora Denise Macedo no Araburg Soiree, na Áustria.

Michael Pipoquinha pensa música 24 horas por dia e em suas técnicas aplicadas no baixo é possível perceber fortes influências de grandes baixistas como os americanos Jaco Pastorius e Joe Patitucci, e do brasileiro Nico Assumpção.

Outras atrações

Em sua 8ª edição, o Goyaz Festival terá um caleidoscópio de sons, com atrações regionais, nacionais e internacionais, que vão do Jazz à World Music. Além do jovem baixista Michael Pipoquinha, se apresenta no dia 28 de abril o goiano Bruno Rejan, que é reconhecido pela sua versatilidade como músico. Contrabaixista, arranjador e compositor, ele já trabalhou com artistas renomados como Renato Teixeira, João Bosco, Lenine, Levy Andrade, entre outros. Recentemente lançou seu primeiro álbum, intitulado Bruno Rejan.

Para fechar o festival com muita diversão, sobe ao palco do Teatro Goiânia a Funqquestra, que faz uma mistura inusitada do funk, o improviso do jazz e a originalidade brasileira de uma orquestra com duas baterias. Fãs da mistura e troca de experiências ainda terão uma surpresa nesta apresentação. A banda recebe no Goyaz Festival a participação especial do Coró de Pau, coletivo goiano que há mais de 15 anos promove a percussão tradicional e cultura popular gratuitamente na cidade. Juntos, farão uma festa no final do show com requintes de carnaval e riqueza da percussão brasileira.

Confira a programação completa:

26/04 (quinta-feira)
20h30 - Abertura da Orquestra Filarmônica de Goiás

27/04 (sexta-feira)
20h – Marcelo Maia e Banda do Peçanha
21h – David Feldman Trio
22h30 – Hermeto Pascoal & Grupo

28/04 (sábado)
20h – Bruno Rejan
21h – Michael Pipoquinha com participação especial de Arismar do Espírito Santo
22h30 – Funqquestra

Goyaz Festival – Festival de Música Instrumental