Painel de notícias

Ana Maria de Andrade - Literatura Infantil e Educação Ambiental
Ana Maria de Andrade ilustra seus livros com técnicas que reaproveitam materiais, como origamis, recorte e colagem, papel machê e construção com sucata

Os livros de Ana Maria de Andrade são excelentes ferramentas para pais, professores, dinamizadores de leitura, gestores de recursos humanos e promotores de eventos culturais desenvolverem projetos de Educação Socioambiental em escolas, empresas e espaços de cultura.

Além de unirem textos de literatura infantil, com foco nas questões ambientais, os livros contam com linguagem de fácil entendimento para crianças a partir da Educação Infantil e trazem em sua concepção gráfica uma nova proposta. A autora ilustra as suas histórias a partir do reaproveitamento de materiais tais como sobras de papel, recortes de revistas, papel machê e sucata, mostrando que literatura e artes também se fazem com sustentabilidade.

Ana Maria de Andrade procura despertar na criança o amor pela natureza e a reflexão sobre o comportamento do homem diante do planeta. Acredita que este trabalho se torna completo quando estimula o pequeno leitor a produzir as suas próprias criações artísticas e textuais, após a leitura do livro. Utilizando técnicas de artes simples como o origami, a modelagem e a construção com materiais recicláveis, permite aos pais, professores e dinamizadores que desenvolvam atividades lúdicas de grande enriquecimento, tanto para as crianças quanto para os adultos.

Este ano, Ana Maria de Andrade está lançando o seu oitavo livro: "Olhos da Terra", pela Editora Imperial Novo Milênio (RJ). O projeto gráfico, elaborado por ela própria, conta com fotografias de animais tiradas no Rio Zoo e na Mata Atlântica, ambientadas em colagens feitas com inúmeros pedacinhos recortados de revistas velhas. Para este trabalho, Ana convidou o biólogo e fotógrafo Fábio Carnaval e o artista plástico Silvio Alvarez. O texto é interativo e faz com que a criança leitora seja um personagem da história.

Desde 2004 dedicando-se a este trabalho, Ana Maria de Andrade já obteve vários reconhecimentos importantes, dentre eles a participação no PNLD 2006 (SP) com o livro Água Viva, a participação nos cadernos de apoio pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e a certificação pela Fundação ABRINQ como empresa Amiga da Criança, por seu trabalho desenvolvido no setor de responsabilidade socioambiental da empresa ICQL Química (RJ) para colaboradores e escolas da comunidade. A empresa foi vencedora do prêmio MPE Brasil 2010, categoria indústria, com destaque para gestão de pessoas e responsabilidade social.

Ana Maria de Andrade realiza oficinas para todas as idades, acompanhadas de contação de história, além de cursos para educadores, bibliotecários, dinamizadores de leitura e demais interessados por literatura, arte e preservação ambiental. Para conhecer melhor o trabalho da autora, acesse o site http://www.anamariadeandrade.com.br e o blog http://www.anamariadeandrade.blogspot.com

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Educação  Recursos Humanos
Tipo: Pauta  Data Publicação: 24/07/12
Empresa: Comunicando Arte e Educação