Mercado Livre de Energia Elétrica acredita que MP da liberdade econômica beneficia setor

Abraceel acredita que o estímulo à livre iniciativa favorece abertura do mercado livre de energia brasileiro

O Senado aprovou o texto da Medida Provisória 881 que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica com proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica.

As proposições da MP 881 vão ao encontro dos propósitos defendidos pela Abraceel e fortalece o que a Associação demanda em suas contribuições às consultas públicas 76 e 77 do Ministério de Minas e Energia (comercializador varejista e abertura de mercado). Nelas, a Abraceel defende o fim da reserva de mercado e das barreiras de ingresso de novos consumidores no mercado livre de energia.

A MP 881 abre um caminho para que a economia brasileira tenha o direito de livre concorrência assegurada em todos os negócios. Com isso, o mercado livre ganha mais um mecanismo em benefício do consumidor, entregando em suas mãos, o poder de escolher seu fornecedor de energia entre as opções que serão disponibilizadas, quando a MP for sancionada.

“Apesar de existir um longo caminho, já enxergamos um direcionamento estratégico para o nosso setor”, diz Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Abraceel.

Sobre a Abraceel: A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) atua junto à sociedade em geral, formadores de opinião e órgãos de governo para que se consolide no Brasil um ambiente de negócios nas áreas de energia elétrica e gás natural em que a liberdade, a competição e a eficiência predominem, com foco em melhores serviços e preços menores para o consumidor. A Abraceel foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 92 empresas associadas, que incluem algumas das maiores empresas do país, e defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural por todos os consumidores. Nos últimos 16 anos, os consumidores do Mercado Livre de energia elétrica economizaram aproximadamente 190 bilhões de reais nas contas de eletricidade. Atualmente esse mercado representa 32% de toda a energia elétrica consumida no Brasil, 83% do segmento industrial e atende a cerca de seis mil e quinhentos consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do país. Nesse particular, merece destaque que os preços da energia no Mercado Livre foram em torno de 30% menores que as tarifas reguladas das distribuidoras no mesmo período. http://www.abraceel.com.br

Editorias: Economia  Governo  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: Fran Press Comunicação Corporativa