Selfies e celebridades continuam influenciando procedimentos estéticos

A Academia Americana de Cirurgia Plástica Facial e Reconstrutiva (AAFPRS), a maior associação mundial de cirurgiões plásticos faciais, divulgou os resultados de sua pesquisa de 2019, que explora as principais tendências da cirurgia plástica facial, revelando os procedimentos e influências mais populares do setor em 2019.

No geral, os procedimentos de cirurgia plástica facial aumentaram 6% no ano passado em comparação a 2018, sugerindo uma forte ligação entre o poder de compra da geração Y e a crescente demanda por procedimentos não cirúrgicos. O número médio de procedimentos não cirúrgicos aumentou 13% em relação a 2018.

De fato, 85% do número total de procedimentos realizados pelos membros da AAFPRS agora é composto por procedimentos não cirúrgicos minimamente invasivos, com tratamentos de pele (até 39%), preenchimentos (até 13%) e toxina botulínica (até 12%) no topo da lista. A categoria toxina botulínica registrou o maior crescimento de todos os procedimentos com um salto de 50% em comparação a 2013.

Os procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados pelos membros da AAFPRS em 2019 foram rinoplastia (plástica do nariz), lifting facial (incluindo lifting facial parcial) e blefaroplastia (cirurgia palpebral). O número de lifting faciais realizados em 2019 aumentou 3% em relação ao ano passado, enquanto o lifting de testa aumentou 6% em 2019 (de 13% em 2018 para 19% em 2019).

O poder do selfie aumentou em 15%

A consciência da selfie continua a influenciar o comportamento do consumidor em um ritmo que cresce rapidamente. Em 2019, 72% dos membros da AAFPRS relataram que os pacientes buscaram mais procedimentos cosméticos para aparecerem melhores nas suas selfies - um aumento de 15% em relação a 2018.

“As pessoas ainda se preocupam com suas fotos de perfil nas redes sociais também. Os membros da AAFPRS relatam que em 2019 mais pacientes estavam buscando procedimentos cosméticos devido à insatisfação com suas imagens de perfil - um aumento total de 11% em relação a 2018”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

As estatísticas anuais continuam mostrando aumentos significativos na categoria de mídia social. “Claramente, a mídia social continua sendo um grande incentivo para que sejam realizados mais procedimentos estéticos. Os pacientes estão buscando procedimentos cosméticos para ter uma aparência melhor em selfies, Instagram, Snapchat, Facebook Live e outros canais sociais”, aponta a pesquisa.

“A nova geração conhece o poder da imagem nas mídias sociais. E com muitos tratamentos e novas técnicas disponíveis, que oferecem resultados sutis e eficazes, os mais jovens fazem cada vez mais procedimentos estéticos”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Uma geração que leva a sério a prevenção

Os membros da AAFPRS observam que há mais ênfase no atendimento precoce ou nos procedimentos de \"pré-rejuvenescimento\", um termo cunhado pela AAFPRS em 2016. “Ano após ano, mais pacientes estão adotando procedimentos minimamente invasivos como medidas preventivas, para manter uma aparência jovem e retardar o processo de envelhecimento”, afirma o diretor do Centro de Medicina Integrada.

De fato, 73% dos membros da AAFPRS acreditam que haverá maior ênfase na realização precoce de procedimentos estéticos em pacientes entre 20 e 30 anos para evitar procedimentos e cirurgias maiores no futuro.

Além disso, em 2019, 74% dos cirurgiões plásticos faciais relataram um aumento de procedimentos minimamente invasivos (neurotoxinas, preenchimentos, tratamentos de pele) em pacientes com menos de 30 anos. De fato, a pesquisa deste ano revela um aumento de 32% nesta categoria desde 2016 (56% a 74%, respectivamente).

Poder das celebridades: Brad Pitt e o efeito Kardashian

As celebridades continuam a influenciar a cirurgia plástica facial. Mais de três quartos dos membros da AAFPRS (84%) concordam que as celebridades afetam o desejo dos pacientes por procedimentos cosméticos. Esse número aumentou 6% em relação a 2018, com um aumento de 21% em relação a 2016.

A tendência dos pacientes solicitando o mesmo procedimento que as celebridades estão fazendo também aumentou 4% em relação a 2018. Os membros da AAFPRS acreditam que a bilionária Kylie Jenner e a estrela Kim Kardashian são as celebridades que mais influenciaram os pedidos de cirurgia plástica para mulheres, enquanto os atores Brad Pitt e Bradley Cooper são as celebridades masculinas mais influentes.

Confie seu rosto a um cirurgião plástico

De acordo com os membros da AAFPRS, a principal preocupação de um paciente ao decidir se submeter à uma cirurgia plástica facial em 2019 foi encontrar o médico certo (33%) para realizar o procedimento.

Um resultado natural também é fundamental. De acordo com 29% dos membros, \"parecer antinatural\" é outra grande preocupação para os pacientes que consideram aprimoramentos cosméticos.

“Encontrar o médico certo deve ser a prioridade do paciente. Os pacientes de hoje são muito instruídos e a pesquisa na Internet é fundamental. Verifique se o médico é qualificado, experiente e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, orienta Ruben Penteado.

CONTATO:
Instagram: @drubenpenteado