Cirurgia plástica facial em homens melhora a percepção de atratividade e confiabilidade

Quando um homem realiza um procedimento estético no nariz ou na face, isso aumenta significativamente a percepção de atratividade, simpatia, habilidades sociais ou confiabilidade que ele transmite. É o que revela um estudo, publicado no JAMA Facial Plastic Surgery, que mostra que os homens se beneficiam da cirurgia estética facial da mesma maneira que as mulheres.

O estudo não mostrou um impacto significativo nas percepções de gênero (masculinidade), enquanto outro estudo semelhante, realizado com mulheres, em 2015, mostrou um aumento significativo nas classificações de feminilidade.

Segundo os autores do estudo, a tendência humana de avaliar a aparência facial provavelmente está enraizada na evolução. Estudos sugerem que avaliar uma pessoa com base na aparência é algo relacionado à sobrevivência - nosso instinto animal nos diz para evitar aqueles que são mal-intencionados e sabemos, por meio de pesquisas anteriores, que traços de personalidade são extraídos das expressões neutras de um indivíduo.

“Em conjunto, as descobertas sugerem que homens e mulheres submetidos à cirurgia estética facial podem experimentar não apenas uma percepção aprimorada da atratividade, mas outras mudanças positivas na percepção da sociedade sobre sua personalidade”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Nos últimos anos, os homens, nos Estados Unidos, mudaram suas atitudes sociais sobre a \"manutenção da aparência\": de uma linha que limita o narcisismo para outra que valoriza o contínuo bem-estar. Atualmente, os homens representam de 15-20% do mercado de cirurgia plástica, mas muitas características faciais masculinas preferidas são o oposto do que é valorizado no rosto feminino.

“Acredita-se que características masculinas atraentes incluam maçãs do rosto proeminentes, mandíbula quadrada e queixo proeminente, enquanto características femininas atraentes são bochechas redondas, contornos mais suaves, sorriso amplo e olhos grandes e arregalados”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Entenda o novo estudo

Neste novo estudo, 24 homens foram submetidos à cirurgia estética facial. Os homens se submeteram a uma ou mais das seguintes cirurgias: lifting palpebral superior (blefaroplastia superior), redução das pálpebras inferiores (blefaroplastia inferior), lifting facial, lifting de sobrancelha, lifting de pescoço, remodelação do nariz (rinoplastia) e / ou implante de queixo.

Esses pacientes, que pagaram por suas próprias cirurgias, concordaram com o uso de suas fotografias antes e depois para fins de pesquisa. Seis pesquisas foram elaboradas, cada uma das quais incluindo oito fotografias (4 antes da cirurgia, 4 após a cirurgia. Nenhuma pesquisa continha um único indivíduo).

Mais de 150 participantes (a maioria brancos, com idades entre 25 e 34 anos e com um diploma universitário) que revisaram as fotos não foram informados da intenção do estudo. Eles foram convidados a classificar sua percepção dos traços de personalidade de cada paciente: agressividade, extroversão, simpatia, busca de riscos, sociabilidade, confiabilidade, atratividade e masculinidade.

Os pesquisadores descobriram que o aumento do queixo é o único procedimento que não afeta a forma como a atratividade, a masculinidade ou a personalidade são percebidas. Os autores acreditam que isso se deve ao baixo número de pacientes do estudo submetidos a esse procedimento. Os demais procedimentos apresentaram as seguintes alterações, dentre outras:

• Pálpebra superior - maior simpatia e confiabilidade;
• Pálpebra inferior - diminuição do risco;
• Levantamento de sobrancelha - percepção aprimorada de extroversão e assunção de riscos;
• Face-lift - maior simpatia e confiabilidade;
• Elevação do pescoço - aumento da extroversão e masculinidade percebidas;
• Nariz - maior atratividade.

As descobertas estatisticamente significativas refletiram aumentos em atratividade, simpatia, habilidades sociais e confiabilidade. “É realmente interessante que diferentes áreas anatômicas da face tenham graus variados de contribuição para a percepção geral da personalidade. E também é digno de nota que o estudo não encontrou uma mudança significativa na masculinidade. Apenas um procedimento, um levantamento do pescoço, foi encontrado para aprimorar essa característica”, afirma o cirurgião plástico.

Isso sugere que o menu atual de procedimentos cosméticos para homens provavelmente não é tão aprimorador de gênero quanto para as mulheres. O estudo da mesma equipe de pesquisadores, realizado com mulheres, examinou os mesmos procedimentos cosméticos em 30 mulheres brancas e encontrou um aumento significativo na feminilidade em muitos dos procedimentos.

“A aparência física de uma pessoa é a característica pessoal mais óbvia e acessível a outras pessoas na interação social - portanto, não é de surpreender que mudanças sutis na aparência facial neutra sejam poderosas o suficiente para alterar julgamentos de personalidade”, diz o médico.

Confira nossa playlist sobre lifting facial:
encurtador.com.br/bwN08

CONTATO: