Motivos de satisfação do paciente com a cirurgia plástica

A satisfação do paciente após a cirurgia plástica é mais afetada por fatores relacionados ao cirurgião, como tempo para responder perguntas e incluir os pacientes no processo de tomada de decisão, aponta um estudo da edição de setembro do Plastic and Reconstructive Surgery®, revista médica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

“Questões relacionadas ao tempo de espera e à equipe do consultório têm um efeito muito menor nos índices de satisfação do paciente, segundo a nova pesquisa. No ambiente ambulatorial de cirurgia plástica, os pacientes ficam mais satisfeitos se sentem que o médico lhes fornece um cuidado compassivo e coordenado”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

Para aumentar a satisfação do paciente

Para realizar a pesquisa, os pesquisadores analisaram respostas de questionários de satisfação de pacientes distribuído a cerca de 700 cirurgiões plásticos em todo o país. A satisfação do paciente é um aspecto cada vez mais cobrado quando falamos de qualidade e resultados em saúde.

O estudo incluiu respostas de quase 37.000 pacientes. Centrou-se em dois itens do questionário: as avaliações dos pacientes sobre a probabilidade de recomendarem o cirurgião plástico e um procedimento de cirurgia plástica. Esses itens de \"probabilidade de recomendar\" foram identificados como indicadores úteis da satisfação geral do paciente e do sucesso da prática médica.

Os resultados sugeriram que várias categorias de fatores relacionados ao funcionamento do consultório não tiveram um grande impacto sobre a probabilidade de recomendar ou não o cirurgião ou um procedimento. As correlações eram fracas para itens como horário de expediente, agendamento de consultas, tempo de espera, interações com enfermeiros ou funcionários que não o cirurgião plástico ou atenção à privacidade ou segurança do paciente.

“Por outro lado, os itens especificamente relacionados ao cirurgião plástico estavam fortemente relacionados à probabilidade de recomendar o cirurgião e o procedimento. Os itens mais fortes foram o nível de confiança do paciente no cirurgião e a preocupação do cirurgião com as questões e preocupações do paciente. Outros fatores importantes incluíram as explicações do cirurgião sobre o problema ou condição e os esforços para incluir o paciente nas decisões”, informa Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Esse padrão foi consistente com estudos anteriores - em cirurgia plástica e outras especialidades médicas - mostrando que a qualidade percebida e a quantidade de tempo gasto com o médico ou outro profissional de saúde têm um grande impacto nos índices de satisfação do paciente. Os pacientes são mais propensos a recomendar cirurgiões plásticos cujo cuidado é caracterizado por empatia e comunicação. Outro estudo recente descobriu que uma boa comunicação é um fator importante que afeta as avaliações on-line de cirurgiões plásticos.

Embora os fatores relacionados ao funcionamento do consultório - agendamento, interações entre funcionários do consultório e tempos de espera - ainda estivessem significativamente relacionados à satisfação do paciente, as correlações foram muito mais fracas do que para os fatores relacionados ao cirurgião. Afinar o funcionamento do consultório é importante, mas os recursos podem ser melhor alocados para melhorar o tempo e a qualidade do tempo gasto com os pacientes.

O estudo tem importantes implicações para o marketing da prática da cirurgia plástica - particularmente para melhorar a \"probabilidade de recomendar\" dos pacientes como um reflexo da confiança do paciente no cirurgião. Os autores concluem: “ao ganhar a confiança dos pacientes, os cirurgiões plásticos podem cumprir os objetivos de qualquer profissional médico: melhorar a experiência do paciente atendendo às suas necessidades”, dizem.

CONTATO:
Site: http://www.medintegrada.com.br