Colégio Santa Úrsula iniciou atividades remotas nesta semana

O Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), iniciou seu ensino remoto nesta semana. As aulas são acessadas pelos alunos, com acompanhamento dos pais, por meio da plataforma Google for Education – a escola desenvolveu e implantou uma cultura de tecnologia educacional Google.

“O objetivo é sempre enriquecer a experiência educativa. Com as novas ferramentas digitais criam-se inúmeras possibilidades de aprendizagem. Estamos preparados para este processo de transformação e contamos com uma comunidade escolar unida e alinhada para viver este momento”, explicou Fernando Lomas, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e do Curso Pré-Vestibular SantaMED. O novo formato chega depois das férias, antecipadas de julho para abril por conta da pandemia de Covid-19.

Rafael Bianchi, coordenador de Educação Internacional do colégio, lembra que tudo foi preparado respeitando as características individuais de cada criança e turma. “Daremos todo suporte às famílias. Por exemplo, as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas depois na plataforma. Os professores terão plantões para esclarecer dúvidas dos alunos”, ressaltou. Pais e responsáveis já receberam horários e tutoriais para acessar as plataformas e auxiliar seus filhos.

Momento de adaptação

A Equipe Pedagógica do colégio acredita que a primeira semana de aulas neste novo formato foi de adaptação às ferramentas tecnológicas e de organização familiar, já que será necessária prudência para que as ações de aprendizagens aconteçam de maneira tranquila e segura. As aulas bilíngues, do 1º ao 5º ano, também acontecerão digitalmente.

Para a Educação Infantil, as aulas serão simplificadas e não haverá a obrigatoriedade de que as crianças participem. Mas todo o conteúdo preparado pelas professoras estará disponível para os pais que queiram acompanhar e implantar uma nova rotina para os filhos em casa.

Professores preparados com antecedência

“Como já vínhamos usando o Google for Education, a preparação para este novo momento, de aulas síncronas – ou seja, com alunos e professor no mesmo instante e no mesmo ambiente, nesse caso, o virtual – foi, relativamente, sem contratempos que não pudessem ser transpostos com técnica e assertividade. Nossos professores já estavam em treinamento para atuar cada vez mais com aulas on-line, o que reafirma a qualidade de nosso ensino, uma de nossas marcas fundamentais”, salienta a diretora, irmã Helenice de Souza.

Os estudantes do Colégio Santa Úrsula receberam um e-mail @ursulinebrazil.com, que tem acesso seguro e não está habilitado para receber publicidade de qualquer natureza, apenas conteúdo de domínios autorizados, o que aumenta o conforto e a tranquilidade para pais e responsáveis. Os alunos, assim como nas aulas presenciais, terão tarefas para o contraturno da escola, que complementarão a carga horária exigida pela legislação vigente.

SAS e Poliedro

“Os estudantes e os professores de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais contam com suporte do SAS (Sistema Ari de Sá), organização parceira do colégio, que nesse momento de ensino remoto disponibilizou, em sua plataforma digital, aulas gravadas e atividades on-line, o que facilitará o processo de ensino-aprendizagem”, diz a coordenadora Fabiana Paganotti.

O Sistema de Ensino Poliedro, outro parceiro do Colégio Santa Úrsula, postou no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) conteúdo inédito e os disponibilizou apenas para os colégios associados. “Nossos alunos do Ensino Médio e do Fundamental Anos Finais terão à disposição aulas on-line com os professores de nossa escola e outras gravadas por profissionais de grandes unidades estudantis de todo o Brasil”, completa Fernando Lomas.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3446-5717 | 3329-7998 | 9-9626-5055
Atendimentos: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326
E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br