Colégio Santa Úrsula recebe delegação de intercâmbio da Ursuline Academy of Dallas
...

O Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), recebeu a delegação de intercâmbio da Ursuline Academy of Dallas, de Texas, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 23 de abril. As famílias dos alunos que acolheram as 16 alunas visitantes fizeram uma recepção. Também vieram cinco professores americanos. Os jovens cumpriram uma programação de atividades que incluiu aulas de Português, dinâmicas, vivências, visita ao Sítio Santa Ângela, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), para encontrar índios Pataxós, e a uma fazenda produtora e exportadora de café em Nuporanga (SP), na macrorregião de Ribeirão Preto.

De acordo com Rafael Bianchi, coordenador de Educação Internacional, o intercâmbio faz parte dos planejamentos pedagógico e estratégico do Colégio Santa Úrsula, que tem entre seus objetivos aproximar as escolas da rede internacional.

“Este encontro permitiu a realização de uma proposta de educação global que favorece a troca de conhecimento e o contato com diferentes culturas, superando as fronteiras, ampliando os horizontes de nossos jovens e incentivando a fluência da língua inglesa. O nosso objetivo principal, ao possibilitar este encontro com estudantes americanos, foi oferecer aos alunos de Ribeirão Preto todas as ferramentas necessárias para que, de fato, se tornem cidadãos do mundo, com todo um arsenal de conhecimento, vivências e bagagens culturais e humanas necessárias para atuarem e contribuírem, decisivamente, para a melhoria dos lugares e das comunidades em qualquer lugar do planeta”, afirmou Bianchi.

Inglês “destravado”

Luiza Medeiros Bringhente, aluna do Ensino Médio que acolheu em sua casa uma das meninas da delegação, disse que sua experiência com o intercâmbio “foi incrível”. “Foi ótima a experiência. Eu estive em Dallas, em 2018, pelo Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto, e lá conheci a Alaina. Ficamos amigas e, agora, pude acolhê-la em minha casa. Eu adoro este programa de intercâmbio da escola, pois amo viajar, conhecer novas pessoas e novos países. E, ainda, consegui ‘destravar’ meu inglês”, concluiu.

Rebeca Ferreira Vercezi, também do Ensino Médio do Colégio Santa Úrsula, falou sobre o quanto esta experiência foi enriquecedora. “Eu acolhei a Neida. Inicialmente, foi um choque cultural. Eles são muito mais reservados que nós, mas, depois, com nosso entrosamento, ficou tudo muito divertido. É uma troca de experiências. Ela aprendeu conosco e aprendemos muito com ela também”, contou.

Horizontes ampliados

“Foi uma experiência muito interessante sentar em uma sala de aula, em um país completamente diferente, com uma língua totalmente estranha, e ver a interação entre o aluno e o professor. Entendo que isso foi muito importante para todo nosso aprendizado. A minha parte favorita da viagem foi conhecer novas pessoas. Desde os alunos até minha ‘host family’ (família que acolhe o estudante de intercâmbio) todos foram muito gentis e apaixonantes. Isto é algo que não costumamos ver na América do Norte. E eu levarei isto para sempre em meu coração”, disse Alicia, uma das estudantes da Ursuline Academy of Dallas.

“Eu tive uma ótima experiência aqui no Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto. Minha ‘host family’ me recebeu como parte da família deles. Minha ‘sister’ foi como uma irmã de verdade para mim. Eu, realmente, me diverti muito. Nós visitamos vários lugares em Ribeirão Preto e em outras cidades. Adorei visitar lugares diferentes, com culturas diferentes, ver como adolescentes brasileiros vivem, com suas similaridades e diferenças com os Estados Unidos”, explicou Rachel, outra estudante de intercâmbio.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação
Empresa: Milagre do Verbo Agência de Comunicação