Doações de cabelo se transformam em perucas para as pacientes do Hospital do Câncer
...

Um fio de cabelo. Algo simples e singelo, mas que se torna peça importante para a autoestima de muitas mulheres. Quando eles começam a cair por conta do tratamento do câncer, cada fio representa uma luta diária que as pacientes enfrentam para vencer a doença.
No Hospital do Câncer em Uberlândia, os voluntários da equipe Amizade, Motivação e Embelezamento (AME) têm a missão de ajudar e contribuir para a melhora física e emocional dos pacientes, principalmente por meio da confecção de perucas. Miriam Denezine, voluntária e coordenadora da equipe, revela que neste mês foram disponibilizadas 75 novas perucas para emprestar as pacientes do Hospital. “Os cabelos doados no Hospital são entregues para nós e, após a limpeza dos fios, confeccionamos as perucas. Os pacientes do Hospital podem ir até o salão para pegar emprestada a peruca e quando os cabelos voltam a crescer, eles a devolvem para que outra pessoa possa utilizar”, comenta.
Rosilene Barcelos, que está em tratamento há três meses, já iniciou o processo de quimioterapia e, antes de fazer a cirurgia, veio escolher seus novos fios. Ela chegou ao salão do AME com a família inteira e, com a ajuda de todos, levou para casa a peruca favorita. “Em dois meses de tratamento meu cabelo já tinha caído uns 60%. Eu já tinha vindo no salão do AME, separei uma peruca, mas imaginei que não ia precisar. Hoje senti vontade de cortar e colocar a peruca”, conta a paciente.
Assim como a Rosilene, outras inúmeras mulheres recebem uma dose de autoestima e força por meio das perucas que são confeccionadas a partir das doações de cabelo. Além dos cabelos entregues ao Hospital, os voluntários do AME também realizam os cortes para doação gratuitamente às segundas-feiras, das 8h às 11h.

Editorias: Estética e Beleza  Feminina  Saúde
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO