E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Nutricionista dá dicas para evitar exageros em festas de fim de ano
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Nutricionista dá dicas para evitar exageros em festas de fim de ano
...



Com a chegada das festividades de fim de ano, logo associamos as comemorações a mesas fartas de comidas e muita bebida. Algumas pessoas não conseguem resistir a essas tentações e acabam extrapolando um pouco. No dia seguinte, bate aquele arrependimento ou, às vezes, até o mal estar por ter passado do limite. Sobretudo para pacientes que realizaram bariátrica – cirurgia de redução de estômago – os cuidados devem ser redobrados.

“O grande problema é que as pessoas associam a data a muita comida, sendo que, na verdade, esta data significa muito mais que isso. É momento de confraternizar e estar entre amigos e familiares”, explica o psicólogo Gustavo Finotti Moreira, que sugere, dias antes, a pessoa internalizar a ideia de que a comida é segundo plano, o momento é para curtir a família, amigos e os reencontros.

Além disso, existem formas de fugir ou minimizar as comidas mais gordurosas, como explica a nutricionista Aline Cunha Carvalho. “Existem diversas receitas saborosas que levam ingredientes mais leves e que podem ser servidas nas comemorações”, ressalta. Aline comenta que durante o dia, o ideal, é que a pessoa se alimente de 3 em 3 horas para que à noite, no momento da ceia, ela não esteja com fome e não coma demais. “Essa é uma ótima estratégia para ter o controle da quantidade de comida que vai comer, pois a pessoa já estará razoavelmente satisfeita”, detalha.

Nas festividades, o prato principal costuma ser carne ou frango. Para acompanhar, a nutricionista indica alimentos que colaborem com o equilíbrio do corpo. “As castanhas e nozes são boas fontes de gorduras e podem ser adicionadas em algumas preparações que incluem saladas e arroz. Além disso, de preferência ao Azeite de oliva nas preparações dos alimentos, pois ele auxilia na melhora dos níveis de colesterol no corpo”, saliente.

A nutricionista ainda lembra que nas confraternizações de fim de ano, a ceia costuma ser acompanhada de salada com diversas verduras e legumes, o que pode ser uma alternativa para as pessoas manterem o controle com as demais opções de comida. “Para as pessoas que fizeram bariátrica, o ideal é que elas consumam a proteína associada a uma salada. Isso já dará uma sensação de saciedade”, explica Aline. Além disso, se após o almoço ou janta, der aquela vontade de comer um doce, a nutricionista indica optar por frutas e frutas desidratadas.

Para as pessoas que não resistirem em tomar uma cerveja, um vinho ou drink, Aline ressalta a importância da hidratação para minimizar os efeitos que o álcool pode trazer. “Combine sempre um copo da sua bebida com um de água, isto já vai ajudar a manter o corpo hidratado. Mas, caso tenha exagerado um pouco, no dia seguinte, a hidratação precisa ser recompensada. Beba muita água ou água de coco e prefira alimentos mais leves”, detalha.

Editorias: Gastronomia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO  
Contato: ANALÚ GUIMARÃES  
Telefone: 34-32246084-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.