Vírus que infectou 47 mil pessoas nos EUA chega ao Brasil

Araguari e Uberlândia são os municípios do Triângulo Mineiro com casos confirmados do vírus

O outono traz consigo, entre outras coisas, a mudança de clima e aproximação com o inverno, isso, consequentemente, gera a mudança de alguns vírus e bactérias que circulam pelo país. O clima seco e frio é propenso para a proliferação de algumas doenças como a gripe, sinusite e pneumonia. Este ano, em especial, o Brasil entrou em estado de alerta com a chegada de uma forma do vírus influenza: O H3N2.

Segundo o infectologista Vinicius Paulino da Costa existem basicamente três tipos de influenza: o tipo A, B e C. \"Este último não tem importância epidemiológica, pois não acomete aos humanos\", explica Vinicius. \"O vírus tipo B é aquele responsável pela gripe comum. Já a influenza tipo A é dividida em H1N1 e H3N2. O mais comum, até então, era o H1N1. Devido ao surto nos EUA do H3N2, o Brasil ficou em alerta com a quantidade de casos, pois este vírus é de gravidade maior\", ressalta o infectologista.

Segundo o Ministério da Saúde, 13 estados registraram 57 casos e 10 óbitos por H3N2. Já do Vírus H1N1, foram registrados 84 casos e oito óbitos. Minas Gerais já registrou 12 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocada pelo vírus influenza. A maioria foi causada pelo vírus H3N2.

Vinicius explica que os sintomas da gripe por H3N2 é semelhante a uma gripe normal, como coriza, tosse, dor de cabeça, mal estar e febre. \"Não sabemos ao certo como esta gripe vai ser sentida pelos brasileiros, pois cada tipo de população responde de uma forma epidemiológica e clínica diferente. No Hemisfério Norte, por exemplo, a população sentiu isso de uma forma muito mais exacerbada\", finaliza. O infectologista salienta a importância da higiene para evitar os mecanismos de transmissão:

• Ao tossir, coloque a mão na boca, evitando que o vírus caia no ar;
• Não se esqueça de lavar as mãos com água e sabão;
• Use álcool em gel para higienizar as mãos;
• Evite ambiente fechados com pessoas doentes, abra janela para que haja circulação de ar.

O infectologista ressalta que a vacina trivalente contra a gripe do vírus Influenza A H1N1, também protege Influenza A H3N2.

Editorias: Saúde
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO