Minascon 2017: Mais oportunidades de formação
Minascon 2017: Mais oportunidades de formação
...

Escola Móvel SESI/SENAI e Simuladores para capacitação profissional são destaques durante Minascon

Durante o Minascon 2017, o Sistema FIEMG conta com uma estrutura especial oferecendo conhecimento e formação por meio da Escola Móvel SESI/SENAI, da Unidade Móvel de Simulação de Máquinas Pesadas e do Simulador de espaço confinado para trabalho em altura, ambos do SENAI.

As Escolas Móveis do SESI/SENAI são oficinas volantes nas quais são realizados cursos de formação continuada, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação profissional das indústrias.

São compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios capazes de dar o suporte necessário para a realização e o desenvolvimento dos cursos. Considerado uma das mais importantes ferramentas de inclusão social em Minas Gerais, o programa coloca à disposição da população cursos de formação básica para o trabalho em ofícios como os de costura, pedreiro de alvenaria, mecânica de motos, panificação, informática básica e eletricista predial, entre outros com alta demanda no mercado de trabalho.

Em Uberlândia, os cursos oferecidos são de montador de drywall, pedreiro de alvenaria e eletricista predial. Todos com 80 horas de carga horária.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou a atuação do programa. “Este é um projeto da indústria mineira que resgata a dignidade e a autoestima das pessoas. A Escola Móvel abre portas não apenas para o mundo do trabalho, mas para uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela qualifica mão de obra para o setor industrial, gera renda e desenvolvimento da economia local”, disse.

A Escola Móvel SESI SENAI completou em 25 de julho seis anos de atividades em Minas Gerais. O programa foi ampliado com a atuação de duas tendas em municípios que integram as Regionais FIEMG. Desde a implantação, em 2011, a Escola Móvel já percorreu 440.855 quilômetros, passando por 358 cidades e capacitando, gratuitamente, 53.569 alunos, com índice de empregabilidade de cerca de 80%.

Simuladores
A tecnologia também é destaque no evento com o simulador de espaço confinado para trabalho em altura e o simulador de Máquinas Pesadas, ambos do SENAI/MG.

O simulador de espaço confinado surgiu da necessidade de atender as demandas da indústria no que se refere aos treinamentos de seus trabalhadores em serviços realizados neste tipo de ambiente. Já o simulador de máquinas pesadas conta com 45 m² de área útil e está equipada com 10 computadores com quatro softwares de última geração. Além disso, o espaço possui simuladores que possibilitam aos alunos situações reais no manuseio de máquinas de grande porte proporcionando capacitação para os trabalhadores da Construção Pesada com menos custos e menos riscos de acidentes.

A unidade Móvel de Simulação de Máquinas Pesadas foi criada para atender à necessidade de qualificação de mão de obra no setor da construção pesada.

O SENAI oferece vários cursos profissionalizantes de operador de caminhão-fora-de-estrada, pá carregadeira, escavadeira, e retroescavadeira.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO
Contato: ANALÚ GUIMARÃES