Institutos Goethe da América do Sul discutem Sustentabilidade

O assunto terá como base os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

O Goethe-Institut Curitiba participa nesta sexta-feira (08/05) de um Workshop sobre Sustentabilidade - encontro que reúne as unidades do Goethe-Institut da América do Sul em ambiente virtual. As coordenações discutem ações relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados e incentivados pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015. O Goethe-Institut escolheu discutir cinco temas, que são:

3 - Saúde e Bem-estar, que incentiva comportamentos saudáveis entre seus públicos e melhora o acesso de seus colaboradores aos cuidados com a saúde;

5 - Igualdade de Gênero, que trata mulheres e homens de forma justa, com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários, e respeita e apoia os direitos humanos e combate toda e qualquer discriminação à diversidade;

10 - Redução das Desigualdades, que cria e implementa produtos, serviços e modelos de negócios que visam explicitamente às necessidades das populações desfavorecidas e marginalizadas e desenvolve políticas de compras que beneficiam pequenas empresas da região em que atua;

12 - Consumo e Produção Responsáveis, que desenvolve, implementa e compartilha soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, informar o consumidor por meio de políticas de rotulagem e monitora a eficácia dessa ação buscando o desenvolvimento da consciência ambiental e social na sociedade;

13 - Ação contra a Mudança Global do Clima, que reduz substancialmente as emissões associadas às operações próprias e às da cadeia de suprimentos, em alinhamento com os mecanismos de regulação climática.

As unidades de Lima (Peru), Buenos Aires (Argentina), Curitiba (Brasil), Salvador (Brasil), Córdoba (Argentina), La Paz (Bolívia), Rio de Janeiro (Brasil), Caracas (Venezuela), Bogotá (Colômbia), Porto Alegre (Brasil) , São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) discutirão as temáticas em pequenos grupos, para troca intensa de experiências, e assistirão a uma palestra transmitida diretamente de Munique, matriz da Instituição na Alemanha, sobre ações globais do Goethe-Institut em relação ao tema sustentabilidade.

Desse dia de discussões sairão alguns objetivos para cada unidade trabalhar em relação a agenda sustentável. “Esse será o nosso trabalho ao longo do ano, através de várias ações, e num próximo momento, provavelmente no início de 2021, faremos um primeiro balanço.”, conta a gerente do Goethe-Institut Curitiba, Claudia Römmelt.

Sobre a necessidade de discutir sustentabilidade, Claudia considera urgente. “Estamos meio sendo engolidos pelo tema, por conta da questão que o mundo passa neste momento. Portanto, discutir esses objetivos sustentáveis já deveria fazer mais parte da agenda de todos”, enfatiza.

Sobre o Goethe-Institut Curitiba
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.
O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas está fechado para atendimento presencial. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: http://www.goethe.de/curitiba.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Educação
Empresa: Expressa Comunicação