E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Rua Barão do Itaim, a mais importante de Itu, ganha novo asfalto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Rua Barão do Itaim, em Itu, ganha novo asfalto
Rua Barão do Itaim, em Itu, ganha novo asfalto

É uma rua pequena em extensão, que liga duas das mais importantes igrejas coloniais da cidade, a de N.S. do Carmo e N.S. da Candelária, matriz da Estância Turística de Itu. Por essa rua passam todos os turistas que visitam a cidade e, por isso, a Prefeitura decidiu melhorar seu piso e está concluindo um novo asfalto em toda sua extensão.

Por outro lado, é uma rua gigantesca por testemunhar eventos que contribuíram para mudar a história política do Brasil. A história registra que no ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado à antiga Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, número 67, construído por Francisco de Almeida Prado.

Foi nesse prédio que, em 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião de políticos e fazendeiros com os Clubes Republicanos, contando com 133 participantes. Batizada de Convenção de Itu semeou as bases do movimento que cresceu pelo Brasil e mais tarde derrubou a Monarquia no país, tornando-o uma República Federativa.

No Cinquentenário da Convenção, o sobrado foi transformado, em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu. O museu republicano é administrado pela Universidade de São Paulo e abriga grande acervo da história de Itu, que registra momentos culturais importantes dos séculos 19 e 20. No momento, o museu está fechado para obras de reformas.

As obras asfálticas tem um orçamento da ordem de R$ 177.778,34, valor coberto com recursos do Governo do Estado de São Paulo, e o prazo das obras é de três meses. A administração municipal orienta que os motoristas evitem o trecho e utilizem rotas alternativas. A via permanecerá interditada somente durante a etapa de fresagem e espalhamento da massa asfáltica.
A obra deve ocorrer rapidamente. O prazo de três meses se refere à conclusão do convênio, que considera a fase de fiscalização e aprovação pelo Estado dentro deste período. A via está fechada para o recapeamento em si, que é a fase atual, e, posteriormente, para execução da sinalização.

21/01/2022

http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho - Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Política  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.