Boletim Museu da Música – Itu - Novembro de 2020 – nº 104

NOTÍCIAS

Em 9 de agosto a celebração do Dia Maestro Elias Lobo foi realizada pelo Museu da Música – Itu, através de um vídeo divulgado pelas redes sociais e que pode ser visto no site http://www.museudamisicaitu.com.br.

A proibição de eventos presenciais não impediu que seu nome e seu trabalho fossem lembrados. O Museu e o Coral Vozes de Itu mantêm um convênio de cooperação cultural a fim de que a obra dos compositores locais, dentre os quais Elias Lobo é um dos maiores expoentes, seja sempre valorizada. Elias nasceu em Itu em 1834 e foi um dos mais notáveis compositores de seu tempo.

Primavera nos museus teve programação online

Entre 19 e 27 de setembro o Museu da Música realizou eventos online sobre Miguel Dutra (1812 – 1875), conhecido artista plástico, que deixou notável obra musical. Desde 2012 esse repertório tem sido revelado pelo Coral Vozes de Itu.

No site do Museu da Música é possível conferir uma live e uma apresentação de slides sobre ele, além de da timeline sobre a história da música em Itu. Na imagem a vista da cidade, por Miguel Dutra, em aquarela da década de 1840. A programação esteve a cargo dos pesquisadores Marco Ribeiro, Natan Coleta, Paulo Zeppini, William Mattei e Luís Roberto de Francisco, curador do Museu.

Museu da Música e Coral Vozes de Itu retomam atividades presenciais

Em 18 de outubro o Museu da Música e o Coral Vozes de Itu retomaram as
atividades presenciais com um concerto em parceria com a Secretaria
Municipal de Cultura de Itu. O evento, realizado no Mercado Municipal,
contou com cuidados de higiene e distanciamento.

Foi desenvolvida uma máscara protetora que não distorce a voz dos cantores. O programa, prestigiado por cerca de 80 pessoas, foi dedicado à obra de Miguel Dutra, com música entremeada de explanações sobre o compositor.

Bicentenário da Igreja do Patrocínio

Em 8 de novembro, um novo Concerto Histórico do Vozes de Itu, no Mercado Municipal, trouxe músicas de Jesuíno do Monte Carmelo e Miguel Dutra, abrindo as celebrações do bicentenário de inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. O Museu da Música produziu, em parceria com as Irmãs de São José e a ACADIL, um jornal comemorativo, amplamente distribuído na cidade.

No dia 21 de novembro o Vozes de Itu cantou músicas históricas de Itu durante a Missa comemorativa, celebrada na Igreja do Patrocínio.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br