E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




9 de agosto - Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O Museu da Música – Itu lembra a atuação do compositor ituano Elias Álvares Lobo (1834-1901), cuja memória é celebrada com um dia especial – 9 de agosto. Pela situação de pandemia não haverá comemorações públicas.

Elias Lobo nasceu em Itu em 9 de agosto de 1834 e viveu em Itu, Itatiba, Campinas e São Paulo, a partir de 1884, onde se firmou como cidadão atuante, no campo das artes, da política e da religião. É uma referência nacional na história da música, porque escreveu a primeira ópera em língua nacional - A Noite de São João – com tema regional, apresentada na Corte do Rio de Janeiro em 1860.

Outras obras-mestras foram o original cântico da “Semana Santa”, a célebre “As sete palavras” que, a partir de 1867, abrilhantou a cerimônia das Três Horas de Agonia, das sextas feiras santas da Igreja do Bom Jesus de Itu, de conhecida tradição jesuítica. Também de sua autoria são: Oratória do Natal (1874), Matinas do SS.Sacramento, Matinas do Espírito Santo, Novenas de N.S. da Assumpção, Encomendações de finados, Te Deum Laudamus, Árias do Pregador, Motete para o Senhor dos Passos e muitas outras.

Grande parte de sua obra se encontra preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir de concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu. O grande maestro do Brasil faleceu em 15 de dezembro de 1901, aos 67 anos, na certeza de ter cumprido sua missão neste mundo.



http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br


Editorias: Cultura e Lazer  Mídia  Religião e Espiritualidade  Turismo  
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: Itu  Data a ser realizado: 04/08/20
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.