E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Em busca do turista perdido
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Segundo especialistas internacionais, o Brasil terá que reduzir riscos de contágio com a covid-19, seguir à risca os protocolos de segurança e investir em comunicação para trazer os turistas internacionais de volta ao País. Mas, provavelmente o início da recuperação do movimento turístico se dará pelas viagens internas.

Apesar de suas belezas naturais, o Brasil nunca realizou totalmente seu potencial turístico. A pandemia deve complicar ainda mais essa situação: segundo especialistas internacionais, a competição entre os destinos será ainda mais acirrada na retomada e a imagem do País no exterior criará dificuldades para o setor.

Aliás, o número de visitantes estrangeiros em 2019 foi menor do que o registrado em 2018. Número estacionado, há anos, em 6,5 milhões de turistas internacionais aportando no Brasil por ano. Menor que os visitantes à Torre Eiffel, Estátua da Liberdade e a muitos museus pelo mundo.

Segundo Gloria Guevara, CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), será essencial reconquistar a confiança do turista. “As pessoas estão ansiosas para viajar. Resorts e hotéis devem treinar suas equipes e informar ao hóspede sobre os protocolos de segurança”, afirma. Além disso, as rodoviárias também precisam se adaptar aos tempos de pós-pandemia para bem atender.

Para Gloria, a imagem negativa provocada pela reação do Brasil à pandemia pode ser revertida com uma comunicação eficiente. “Nenhum país estava preparado para a pandemia, é um aprendizado geral. No Brasil, o setor público e privado precisam se unir para reduzir o risco de contágio e fazer essa informação chegar ao turista”, afirma. “A disputa entre destinos ficou ainda mais acirrada.

Por isso, cidades Estâncias Turísticas mais próximas de grandes centros urbanos são as favoritas para largar na frente da corrida por visitantes. É o caso de Itu, distante apenas 90 km de São Paulo ela oferece o turismo do conhecimento, envolvendo patrimônio histórico e cultural com inúmeras atrações de Igrejas barrocas, casario colonial, fazendas bandeirantistas, museus etc. A cidade também pode ser acessada pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, a somente 42 km de distância.

Para a volta do trabalho dos hotéis, restaurantes e do turismo rodoviário o Ministério do Turismo já apresentou novas normas de procedimento em relação à segurança do turista. Muitos terão que reformular o processo de atendimento com mais espaço entre os visitantes e fornecimento de material de higienização.

Na estrada

O setor público aposta em um projeto integrado para gerar empregos na área. “Temos que reduzir a ideologia e a burocracia, ampliando pilares da educação, inteligência, negócios e inovação”, defende Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo e ex-ministro do Turismo. Hoje, milhares de profissionais aguardam a reabertura do País e a volta da geração de empregos no setor. Aliás, ele visitou a Estância Turística de Itu nesta semana para conferir os investimentos realizados com as verbas específicas da Secretaria.

Em companhia do Prefeito e equipe, visitou a Praça da Matriz que foi completamente restaurada, assim como o Parque dos Exageros, o prédio do Mercado Municipal, com mais de 100 anos e o novo boulevard da cidade na rua do comércio local, a Floriano Peixoto.
Segundo Lummertz, “O poder de decisão está totalmente nas mãos do turista”. Segundo ele, o turismo local deve ser beneficiado. “No curto prazo, as pessoas vão viajar mais de carro, ou de ônibus, evitando longas viagens de avião. “Se isso acontecer, poderá ser muito positivo para o mercado interno brasileiro”. “O setor vai se recuperar por uma simples razão: o mundo ama viajar.”



http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Governo  Mídia  Propaganda e Marketing  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.