E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Começam os preparativos para as festividades do centenário do Museu Republicano de Itu
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Museu Republicano da Estância Turística de Itu
Museu Republicano da Estância Turística de Itu

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Rosaria Ono, e o professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Amâncio Jorge de Oliveira, acabam de assumir as funções de diretora e vice-diretor do Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Eles serão responsáveis por dois grandes desafios pelos próximos quatro anos: concluir a reforma do edifício-monumento do Museu do Ipiranga e preparar as festividades do centenário do Museu Republicano Convenção de Itu, na Estância Turística de Itu, que acontecerá em 2023.

O trabalho da nova gestão será marcante para os dois Museus, do Ipiranga e o Republicano, que compõem o Museu Paulista, ambos administrados pela Universidade de São Paulo.

O edifício-monumento do Museu do Ipiranga, que foi fechado em 2013, está sendo completamente restaurado. Sua área expositiva será triplicada e modernizada para as novas exposições e outros eventos. Além disso, o edifício receberá novas condições de acessibilidade e de segurança contra incêndios e melhoria dos recursos de guarda do acervo.

A re-inauguração do Museu do Ipiranga está prevista para setembro de 2022, ano em que se comemorará o bicentenário da Independência do Brasil. As obras da reforma garantirão a ampliação, modernização e restauro do edifício monumento. Além disso, a montagem das exposições no seu interior será introduzida de forma inovadora.

O Museu Republicano de Itu vai comemorar seu centenário em 2023

Em relação ao Museu Republicano, Rosaria explica que, em 18 de abril de 2023, será comemorado o centenário da instituição, bem como os 150 anos da realização da Convenção de Itu, que aconteceu em 18 de abril de 1873 e que deu origem ao movimento político que resultou na queda da Monarquia e a instituição da República.

O Museu Republicano é um braço das atividades de pesquisa, cultura e extensão do Museu Paulista no interior de São Paulo, além de ser uma atração turístico-cultural importante para a cidade de Itu. O Museu possui importante acervo documental histórico do período republicano, além de objetos da memória da cidade e do Brasil. O acervo oferece subsídios para uma rica pesquisa da história e, também, uma importante programação cultural aos seus visitantes. É uma das principais atrações turísticas de Itu.




http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Mídia  Propaganda e Marketing  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.