Trade turístico de Itu precisa do selo Turismo Responsável

O turismo nacional precisa sair da fase de abatimento e desânimo provocado pela pandemia do coronavírus. No Brasil, alguns destinos turísticos já estão em processo de retomada gradativa desde o início de maio e o exemplo precisa ser seguido. Para tanto, o Ministério do Turismo decidiu colaborar e acaba de divulgar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, um documento com os protocolos sanitários para o retorno de 15 segmentos do setor.

Na lista dos empreendimentos que deverão atender aos protocolos estão os hotéis e hostels, agências de turismo, empresas de ônibus ou vans, empresas de organização de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques aquáticos, locadoras de veículos e guias de turismo.

O selo validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é gratuito e será utilizado em todo o Brasil, como diferencial relevante do que está sendo chamado de “Novo Turismo”. Tem o objetivo de auxiliar o turista na busca por estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. O Selo só será concedido aos estabelecimentos que estiverem adequados aos padrões de biosegurança.

As normas sanitárias vão desde limpeza básica e distanciamento social até exigências específicas para cada segmento do turismo. Os guias de turismo só precisarão manter os cuidados que já fazem parte da norma geral, ou seja, usar máscaras no contato com os clientes e evitar locais com aglomerações. Para os parques temáticos, por exemplo, o protocolo determina a desativação de bebedouros e a desinfecção de brinquedos e armários a cada mudança de usuário.

Já os hotéis, além de mudanças nos serviços de alimentação, começando pelo café da manhã, terão que manter os balcões de atendimento sempre limpos, sem nenhum tipo de papel.

Se não é uma abertura ampla, pelo menos sinaliza que os empresários brasileiros do turismo já podem voltar a fazer planos não apenas para reabrir seu negócio, mas de como deverão se comportar na nova realidade, o chamado “novo normal”.

A Estância Turística de Itu precisa de Marketing para atrair turistas

A estratégia atual é ressuscitar o turismo e, para tanto, nada melhor do que campanhas de Marketing para divulgar suas atrações turístico/culturais. Não podemos imaginar que sem investimentos de imediato as pessoas virão aos nossos destinos. Todavia é preciso sonhar e trabalhar, fazer planos e uma organizada coordenação.

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo. De acordo com o órgão, o certificado estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O problema que se apresenta é que pouquíssimos estabelecimentos do trade turístico de Itu estão devidamente registrados no Cadastur do Ministério do Turismo. E o cadastro é muito fácil, via internet e sem custos. Basta preencher um questionário no site do Ministério e enviar o número do CNPJ que será conferido pela Receita Federal.

Como solicitar o Selo

A concessão do selo estará vinculada ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
SELO – Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa (CLIQUE AQUI), ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à auto-declaração que atende os pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde o interessado pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao turista e conterá um QR Code pelo qual o visitante poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento o que poderá resultar em revogação do selo. No caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível até o final do mês de junho.

Veja o Selo: file:///C:/TBRIDGE/a-CONTE%C3%9ADO/DIVERSOS/selo%20turismo%20responsavel.webp

Foto - O selo terá a função de auxiliar o turista na busca por estabelecimentos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19 (Foto: Ministério do Turismo/Divulgação)

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br