7 – Civilização Ituana – Igreja de São Benedito
7 – Civilização Ituana – Igreja de São Benedito
...

Entre os Santos negros da igreja católica, destaca-se São Benedito que é venerado na Estância Turística de Itu com uma importante Igreja construída no local em que esta hoje em 1910. A Igreja de São Benedito é a mais nova de todas as igrejas do centro histórico de Itu.

São Benedito é também chamado de “O Mouro”. Seu culto foi introduzido no Brasil pelos Franciscanos vindos de Portugal. Sua irmandade em Itu foi fundada em 1693, na Igreja de São Luiz de Tolosa, no Largo de São Francisco. Mas, um incêndio a destruiu em 1907.

Então, em um terreno doado pelo italiano Miguel Véspoli, devoto de São Benedito, começaram as obras de construção de um novo Templo em 1910. Desta vez, em outro endereço, na Rua Santa Cruz, onde hoje é a atual Igreja de São Benedito. Em 1973, a igreja foi enriquecida com fragmento ósseo de seu padroeiro, protegido em artístico relicário, acompanhado de documento comprobatório.

A Igreja também é um pequeno museu barroco

A igreja de São Benedito, na cidade de Itu, pela arquitetura de sua construção e de suas imagens sacras expostas é um pequeno museu barroco maneirista. Abriga um acervo magnífico da histórica procissão de Cinzas daquela cidade, que existiu a partir de 1807 e começou a ter alguns percalços a partir de 1901, embora com notícias de que cortejos ocorreram até 1959.

Nesse acervo está uma imagem do Beato Antônio de Categeró em tamanho natural. Obras adquiridas por encomenda ao fabricante do Rio de Janeiro, em 1789, cuja entrega ocorreu em 1792. Foram buscadas no porto de Santos e trazidas em redes por índios contratados para essa tarefa.

Nas palavras do historiador ituano, Luís Roberto de Francisco: “… os ituanos, quase todos de pequena estatura, nunca imaginaram que os santos viriam tão grandes.” E assustaram-se quando viram as imagens da Procissão de Cinzas, as quais compuseram a Procissão histórica e uma delas era esse Santo Antônio de Categeró, de tamanho natural.

A Festa de São Benedito

Embora em todo o mundo a festa em louvor a São Benedito seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Já em Itu, tradicionalmente, a festa em louvor a São Benedito é celebrada no dia 6 de janeiro.
História

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. O seu pai, Cristóforo, herdou o nome do seu patrão, e tinha se casado com sua mãe, Diana Lancari. O casamento foi um sacramento cristão, pois eram católicos fervorosos. Considerados pela família à qual pertenciam, quando o primogênito Benedito nasceu foram alforriados junto com a criança, que recebeu o sobrenome dos Manasseri, seus padrinhos de batismo.

Cresceu pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha e, desde pequeno, demonstrava tanto apego a Deus e à religião que os amigos, brincando, profetizavam: “Nosso santo mouro”. Aos vinte e um anos de idade, ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, fundada por Jerônimo Lanza sob a Regra franciscana, em Palermo, capital da Sicília. E tornou-se um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade, pela obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência.
Benedito morreu no dia 4 de abril de 1589 como um simples frade franciscano, em total desapego às coisas terrenas e à sua própria pessoa, como um irmão leigo gozando de grande fama de santidade, que o envolve até os nossos dias.

Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Em 1652, já era considerado o santo padroeiro de Palermo. Mais tarde, foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana, mas especialmente dos cozinheiros e profissionais da nutrição.

Igreja de São Benedito: Endereço - Rua Santa Cruz, nº 600, no Centro Histórico de Itu.
Mais informações pelo telefone (11) 4022-4971.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br