E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dia mundial da água – 22 de março - O futuro da água no Planeta.
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Itu resolveu seu problema e terá água por muitas gerações


Uma Estância Turística como Itu também sofrerá grande impacto financeiro pela influência da pandemia mundial do corona vírus. O prejuízo da rede hoteleira, de restaurantes, de todo o comércio e do turismo, será grande, como ocorrerá em todo o País. Agora, a sociedade vai perceber a importância da água tratada na higienização das pessoas.

O dia mundial da água serve para aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável. Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado. Promover campanhas sobre a importância da água.

Da catástrofe que aconteceu em 2014, quando a cidade ficou desabastecida por quase um ano, em função da falta de visão dos dirigentes da época e o turismo quase acabou em Itu. Hoje, a situação é completamente outra com muitas obras e sete reservatórios modernos com toda infra-estrutura para abastecer toda a população.

A estratégia da CIS – Companhia Ituana de Saneamento - é que as obras não param no setor e, cada vez mais, proporcionam conforto à população. Quando acontecem falhas pontuais no abastecimento de algum local, as providências são imediatas. Itu pode comemorar o dia mundial da água, 22 de março, com muito orgulho.

Para entender como a água é consumida pela indústria e agropecuária

Importante lembrar que cada produto consumido, no nosso dia a dia, depende de grande quantidade de água na sua produção. Mas, só vendo números podemos nos conscientizar da gravidade do alto grau de comprometimento do recurso hídrico na produção de diversos itens do nosso cotidiano.

Grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) está, a cada dia, mais contaminada e poluída, devido à ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois num futuro próximo, além das crises hídricas que já enfrentamos em nosso País, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, a demanda global por água no setor industrial deve aumentar, até 2050, cerca de 400%. No Brasil, a cada segundo, são retirados dos rios 2,3 milhões de litros para a fabricação de bebidas, alimentos e cosméticos e esse consumo só perde para o da agricultura.

Conheça os produtos que, para serem produzidos, consomem muito mais água do que se imagina.

- Papel: A produção de uma folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água.
- Leite: Para cada litro de leite são necessários mil litros de água.
- Café: Uma xícara de café gasta 130 litros de água em sua produção.
- Arroz: Para produzir 1 kg de arroz são necessários 2.500 litros de água.
- Carne bovina: Um quilo de carne de boi consome 17.000 litros de água na produção.
- Carne suína: Um quilo de carne suína consome 6 mil litros de água na produção.
- Carne de frango: Para produzir 1 kg, são necessários 3.700 litros de água.
- Chocolate: Para fabricar uma barra de chocolate, são gastos 1,7 mil litros de água.
- Calça Jeans: A fabricação de uma calça jeans usa 10 mil litros de água.
- Carro: 400.000 litros de água são gastos no processo de fabricação de um automóvel.

Para conscientizar sobre o consumo de água, o especialista em eficiência hídrica, Wagner Cunha Carvalho, CEO da W-Energy, a maior empresa do mundo especializada no setor, diz que todos devem se conscientizar não só na hora do banho, de lavar a louça, de escovar os dentes, etc., mas sim de tudo o que se compra e se consome.

“Aquilo que compramos e consumimos tem um grande impacto no meio ambiente.
Todo o sistema do planeta está interligado, desde o desmatamento na Amazônia até o crescimento populacional, o aquecimento global, à produção excessiva de lixo, etc. Tudo isso interfere nas más condições hídricas que enfrentaremos nos próximos anos”.

Os números chegam a assustar quando se sabe da quantidade de água utilizada na produção de cada produto consumido diariamente pelos brasileiros. Ainda, segundo Wagner, “a intenção não é parar de consumir, mas sim consumir com mais consciência, qualidade e responsabilidade.

“Com visão do futuro sobre a grande crise de água no mundo, devemos estar cada vez mais alinhados com a ecologia, com as tecnologias e com a cultura sustentável”, explica ele, salientando que, sem uma alteração de comportamento, a água potável chegará a ser um recurso disputado e até mesmo raro daqui alguns anos.

Fonte dos dados: Organização internacional Waterfoot https://waterfootprint.org/en/



http://www.grandeitu.com.br
grandeitu@grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Saúde  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.