E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Movidos pelo Coração chega a Campinas com exames gratuitos, manobras de ressuscitação, orientações médicas e apresentações e oficinas culturais
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – irá registrar até o final do ano cerca de 400 mil mortes por doenças cardiovasculares no país. Os dados, publicados no http://www.cardiometro.com.br, são atualizados com base em um programa de previsão estatística com a metodologia desenvolvida pela entidade. Para a cidade de Campinas, a estimativa da SBC é de cerca 2 mil mortes até o final do ano por doenças cardiovasculares e na região metropolitana cerca de 6,4 mil óbitos.
“São mil pessoas que perdem a vida todos os dias no país. É o mesmo que cinco aviões lotados caírem diariamente sem deixar sobreviventes”, compara o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Fernando Costa. “É uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada”, completa. Fernando Costa destaca dado publicado, recentemente, na Diretriz de Prevenção da SBC revelando que se as pessoas praticassem exercícios físicos com regularidade, os óbitos por doenças do coração cairiam em 15,8% para homens e 15,2% para mulheres. “Se os exercícios forem associados ao controle do colesterol elevado, evitar o estresse e uma alimentação saudável, a redução pode chegar a 80%”, orienta.
Os números talvez possam ser um pouco maiores, mas a entidade sempre faz o cálculo de forma conservadora. Em dois anos as mortes por doenças cardiovasculares cresceram quase 10%. “É muita coisa. Precisamos investir ainda mais em prevenção e no combate aos fatores de risco para o coração. Para os pacientes com hipertensão, colesterol elevado e diabetes, por exemplo, jamais abandonar o tratamento e ir ao médico com regularidade”, defende o presidente da SBC, Oscar Dutra. As doenças do coração matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes da violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids.
O Movidos pelo Coração é o maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares e está percorrendo as capitais do país com ações culturais em mídias sociais e em locais públicos. A iniciativa promove, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração, como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, entre outros. As ações envolvem treinamento em emergências cardiovasculares, para salvar uma pessoa com parada cardíaca, aula de fitness, medição glicemia, colesterol, circunferência abdominal e aferição de pressão arterial, além de atividades culturais, com apresentações teatrais, trio de jazz e apresentação de orquestra, todos com a temática da prevenção. “Os fatores de risco para o coração são conhecidos há anos e precisamos amplificar a mensagem para que a população esteja a cada dia mais conscientizada e engajada. A arte tem a capacidade de envolver e emocionar”, explica Fernando Costa.
O Movidos pelo Coração é apresentado pelo Ministério da Cidadania e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanofi e realização da Malagueta Live Brand.

PROGRAMAÇÃO:

SERVIÇO:
Data: 9 de novembro
Local: Praça Arautos da Paz
Endereço: Vila Nogueira, Campinas/SP
Horário: 9h às 15h

Programação:

PALCO
Das 9h00 às 9h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades (à partir das 9h30)
Das 9h30 às 10h00: Curso TECA-L - Treinamento de Emergências Cardiovasculares Das 10h00 às 10h30: Taiko Japonês
Das 10h30 às 11h: Aula de Zumba
Das 11h00 às 11h30: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L
Das 11h30 às 12h30: Orquestra Projeto Alelo
Das 12h30 às 13h30: Teatro
Das 13h30 às 14h00: Aula Academia Blue Fit Zumba ou Yoga
Das 14h às 15h: Banda Jazz

EXAMES (com início às 9h30 - capacidade de realização: 500 exames com distribuição de senhas)
● Teste de Colesterol (fracionado)
● Teste de Glicemia
● Circunferência abdominal
● Aferição de pressão arterial

Editorias: Saúde  Seguro e Previdência  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: DOC Press  
Contato: Anadi Luchetti  
Telefone: 11-55338781-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.