E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Sociedade Brasileira de Cardiologia promove atividades com crianças e adolescentes em escolas públicas e ações no Metrô, na semana do coração
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Sociedade Brasileira de Cardiologia promove atividades com crianças e adolescentes em escolas públicas e ações no Metrô, na semana do coração
...

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – programou uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. A campanha da entidade está alinhada com as ações da Federação Mundial do Coração – WHF, sigla em inglês – e a Sociedade Interamericana de Cardiologia – SIAC, que terá como slogan: “meu coração, seu coração”. A temática revela a importância de toda a comunidade estar envolvida no combate às doenças cardiovasculares que matam 17,9 milhões de pessoas todos os anos no mundo, sendo responsável por 31% do total de óbitos do planeta.
No Brasil, as doenças do coração representam as principais causas de mortes e, segundo o Cardiômetro da SBC, serão 400 mil até o final do ano. “São mil pessoas que perdem a vida todos os dias. É o mesmo que cinco aviões lotados caírem diariamente sem deixar sobreviventes”, compara o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Fernando Costa. “É uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada”, completa.
Fernando Costa destaca dado publicado, recentemente, na Diretriz de Prevenção da SBC revelando que se as pessoas praticassem exercícios físicos com regularidade, os óbitos por doenças do coração cairiam em 15,8% para homens e 15,2% para mulheres. “Se os exercícios forem associados ao controle do colesterol elevado, evitar o estresse e uma alimentação saudável, a redução pode chegar a 80%”, orienta.
O material informativo que a SBC irá distribuir em locais púbicos e em suas mídias sociais destaca a importância dos hábitos saudáveis como evitar o estresse, tendo mais tempo para família, amigos e laser; alimentar-se bem e de forma saudável; controlar o peso; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e beber mais água; praticar atividade física e deixar o cigarro; usar medicamentos que forem prescritos, seguindo as orientações médicas. No site do Cardiômetro é possível fazer um teste de risco coronariano respondendo a oito perguntas simples para saber, imediatamente, se a probabilidade de ter um infarto, nos próximos 10 anos, é baixa, intermediária ou alta.

SBC vai à Escola com crianças e adolescentes
A SBC e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com apoio da Socesp, irão promover, em 25 de setembro, uma ação pelo Dia do Coração em mais de 200 escolas públicas envolvendo mais de 60 mil alunos, com a realização de oficinas de nutrição, atividade física, relaxamento, multimídia/estudo e teatro para alertar sobre os fatores de risco para o coração. “Crianças e adolescentes precisam estar informadas desde cedo”, lembra o presidente da SBC, Oscar Dutra.
Uma pesquisa realizada com estudantes de 11 a 17 anos, no ano passado, revelou um alto consumo de alimentos ultraprocessados: 84% dos alunos consumiram macarrão instantâneo, sopa de pacote ou lasanha congelada, no dia anterior da sondagem, conforme questionário. 56% tomaram refrigerantes, 42% ingeriram refresco em pó, 47% comeram biscoito ou bolacha doce recheada e 49% se alimentaram com alguma sobremesa industrializada. Para a integrante do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, Carla Lantieri, “os índices são muito elevados e comprovam ainda mais a importância de programas como o ‘SBC vai à Escola’”.
Segundo a cardiologista e coordenadora do levantamento, 72% dos entrevistados disseram ter comido feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico no dia anterior, 68% comeram laranja, banana, maçã ou abacaxi, 69% tomaram leite e 86% ingeriram amendoim, castanha de caju ou castanha do Pará. “Apesar da diversidade do cardápio, a alimentação saudável é alcançada quando mais alimentos in natura são consumidos em comparação com os alimentos industrializamos. Devemos ainda atribuir à alimentação saudável ao equilíbrio quali/quantitativo das diversas classes de alimentos, não menos importante é a origem e o tipo de processamento, bem como a forma que é servido à mesa”, alerta Carla Lantieri.
No dia 29 de setembro, o prédio da Secretaria de Educação, na praça da República, em São Paulo, será iluminado de vermelho para alertar a população para combater os fatores de risco das doenças cardiovasculares.

SERVIÇO:

Data: 25 de setembro
Horário: 13h às 17h
Local: Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto
Endereço: Av. Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 633 - Jardim Leonor/Tremembé – São Paulo/SP
Atividades: Lançamento do Dia do Coração e oficinas de nutrição, atividade física, relaxamento, multimídia/estudo e teatro

Data: 27 de setembro
Horário: 9h30 às 15h30
Local: Estação República do Metrô
Atividades: Exames de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação nutricional
Senha: 800 atendimentos
Apoio: Metrô, Medix e Uniqmed
Patrocínio: Accumed/ Gtech

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Saúde  Seguro e Previdência  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: DOC Press  
Contato: Anadi Luchetti  
Telefone: 11-55338781-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.