Irene Ravache apresenta Alma Despejada na programação online do Instituto Usiminas
Foto de João Caldas Filho

A atriz Irene Ravache apresenta no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 20 horas, o solo Alma Despejada, diretamente de sua casa, integrando a programação online do Instituto Usiminas. A apresentação faz parte da série Espetáculo de Teatro, que já recebeu Denise Fraga com Galileu e Eu - A Arte da Dúvida.

O espetáculo – que tem texto assinado por Andréa Bassit e direção de Elias Andreato – será transmitido ao vivo, e com acesso gratuito, pelo Facebook do Instituto Usiminas e pelo canal da Usiminas no YouTube, onde ficará disponível até o dia 17 de dezembro.

Alma Despejada conta a história de Teresa que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde morou. O imóvel foi vendido e sua alma, despejada. Teresa era professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente.

Na peça, escrita em 2015, especialmente para Ravache, a personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida. Sempre de maneira poética e bem-humorada, Teresa relembra histórias e pessoas importantes em sua vida, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e sua melhor amiga, Dora.

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente, em sintonia com a nossa sociedade. “A memória é assustadora quando ela nos falta, e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, assim como a personagem, sem medo de enfrentar os demônios e os momentos sonhados”, relata o diretor Elias Andreato.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, e estava em cartaz até março de 2020, quando os teatros foram fechados devido à quarentena em combate à pandemia do novo coronavírus.

Ficha técnica original – Alma Despejada - Texto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Interpretação: Irene Ravache. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Fotos: João Caldas Filho. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos. Estreou em: setembro de 2019.

Ficha técnica LIVE – Alma Despejada - Com: Irene Ravache. Texto: Andréa Bassitt. Direção teatral: Elias Andreato. Fotos: João Caldas Filho. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Espetáculo: Alma Despejada
Com Irene Ravache
Dia 18 de setembro. Sexta, às 20 horas
Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos. Gênero: comédia dramática.
Grátis. Assista online:
Youtube: http://www.youtube.com/c/UsiminasOficial/