Panorama Truks encerra programação no Teatro Viradalata com Zoo-Ilógico
Foto por Nathalya Moleda

O Panorama Truks – mostra infantil da Cia. Truks com espetáculos de manipulação de bonecos e teatro de objetos - encerra sua programação com ZooIlógico, nos dia 7 e 8 de março (sábado e domingo, às 16h), no Teatro Viradalata. Os ingressos custam 10 reais, com meia-entrada a 5 reais.

No enredo de Zoo-Ilógico, dois amigos vão fazer um piquenique no zoológico, mas encontram o parque fechado. Eles, então, não se intimidam em inventar, ousando na criatividade, o seu zoológico particular. Pratos, panos, talheres e qualquer outro objeto que esteja ao alcance de suas mãos se transformam em animais que causam empatia com a plateia logo de cara. As criaturas - nada comuns - vivem situações cômicas ou poéticas. E está criado o Zôo-Ilógico, possível na imaginação de todos. E aberto, sempre. Ficha técnica – Com Cia. Truks. Criação: Henrique Sitchin, Cláudio Saltini e Verônica Gerchman. Texto final: Henrique Sitchin. Direção: Verônica Gerchman. Trilha sonora e iluminação: Henrique Sitchin. Elenco: Rogério Uchoas e Gabriel Sitchin.

Em 30 anos de atividades, comemorados em abril deste ano, a Cia Truks, dirigida por Henrique Sitchin, criou 19 espetáculos, dos quais 13 são mantidos em repertório. A programação do Panorama Truks, iniciada em 1º de fevereiro, é representativa do trabalho e da arte do grupo, reunindo desde sua primeira montagem, A Bruxinha, até a mais recente, Isso É Coisa de Criança. As outras peças que foram apresentadas na mostra foram Sonhatório e O Senhor dos Sonhos.

O Panorama Truks tem apoio cultural da MultiSolution. A realização é do Pro-Mac Incentiva SP, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura de São Paulo. Carlos Mamberti (Mamberti Produções) é responsável pela idealização, coordenação geral e direção de produção. Já a direção artística é assinada por Henrique Sitchin.

A Cia. Truks - A história da companhia, iniciada em 1990, traça um panorama sobre as particularidades da infância. Seu trabalho de pesquisa é totalmente investido na observação da criança, sendo cada espetáculo um olhar ampliado sobre o que foi observado em seu mundo real e imaginário. “Temos como missão no teatro respeitar a criança, respeitar o universo infantil, ampliando e potencializando ao máximo suas fantasias com ideias e provocações lúdicas. E, por meio da técnica, levamos isto para cena em busca do encantamento e da identificação dos espectadores, tanto os pequenos quanto os adultos”, comenta Henrique Sitchin. A Cia Truks é um dos principais grupos de Teatro de Animação do país. Já se apresentou por todo o Brasil e por diversos países, e recebeu mais de 40 menções honrosas, entre prêmios e indicações. Notabilizou-se pelo extremo profissionalismo, marcado por cada uma das mais de oito mil apresentações realizadas, além de uma constante e obsessiva busca pela perfeição técnica e pela máxima expressividade de seus bonecos. Desenvolveu uma técnica particular de animação, inspirada na centenária arte japonesa do bunraku, onde três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos “humanos” precisos que encantam públicos de todas as idades. O grupo desenvolveu, ainda, uma forma de ressignificar e animar objetos que se transformam em divertidas personagens de espetáculos inteligentes e criativos. Truks conta histórias bonitas e profundas, que oferecem ao espectador visões de mundo críticas, plurais e, sobretudo, poéticas.

Teatro infantil: Panorama Truks
Com a Cia. Truks
7 e 8 de março - espetáculo: Zoo-Ilógico
Horário: sábado e domingo, às 16 horas
Temporada: 1º de fevereiro a 8 de março/2020
Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada: R$ 5,00)
Bilheteria: sábados e domingos das 14h até 17h30
Vendas online: http://www.sympla.com.br
Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Teatro Viradalata
Rua Apinajés, nº 1.387 – Sumaré. SP/SP.
Tel.: (11) 3868-2535 - Capacidade: 240 lugares.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: Verbena