Zé Brasil lança primeiro CD solo no Sesc Belenzinho
Foto por Edgar Franz

Sérgio Hinds, Pedro Baldanza e Marinho Testoni são convidados do show.

Parceiro de Arnaldo Baptista, dos Mutantes, em Cabelos Dourados, música em homenagem a Rita Lee, o cantor, compositor e violonista Zé Brasil lança seu primeiro CD solo, homônimo, no Sesc Belenzinho, no dia 31 de agosto, sexta, às 21h30.

Considerado um dos grandes nomes do rock paulistano dos anos 1970, o artista convidou os parceiros Sérgio Hinds (O Terço), Pedro Baldanza (Som Nosso de Cada Dia) e Marinho Testoni (Casa das Máquinas) para o show de lançamento na Comedoria da unidade. Zé Brasil (violão) apresenta-se acompanhado por Silvia Helena (voz), Julio Manaf (guitarra), Mário Baraçal (baixo) e Alexandre Barreto (bateria).

O álbum Zé Brasil sai depois de mais de 40 anos de carreira, na qual criou e tocou com vários grupos e artistas, tocando pelo Brasil e pelo mundo. Além de Zé Brasil no violão, arranjos de base e direção musical, o álbum conta com vários músicos da cena rock de São Paulo, entre eles o baterista Rolando Castello Jr. (Patrulha de Espaço), os guitarristas Edgar Scandurra (banda Ira!), Julio Manaf, Gus Soularis e Edu Gomes; os tecladistas Jimmy Pappon, Adriano Grineberg, Tuca Camargo e Billy Forghieri, entre outros.

Ele confessa: “Posso dizer que esse é o trabalho que mais me exigiu em todos os sentidos. Não é exagero falar que é a realização de um sonho juvenil que iniciou aos 15 anos. De lá pra cá, gravei muita coisa que me proporcionou um sentimento de realização artística, mas nada se compara a essa proximidade da ‘perfeição’ que o disco me trouxe. Cheguei muito perto do que intencionava e muitas vezes superei minha própria expectativa”.

O álbum traz faixas autorais como Tudo a Ver, Novo Éden e Peregrino, além de Segredo da Vida e Já Era de Aquarius, parcerias com Silvia Helena e Nico Queiroz, respectivamente. Zé explica a escolha das músicas: “O repertório levou alguns anos para ser definido. Escolhi músicas inéditas, com um significado para mim e resgatei nosso primeiro sucesso discográfico, a música Novo Éden, que foi e sempre será um marco na minha vida. Ela marcou meu encontro com minha parceira de estrada musical e de vida, a cantora Silvia Helena, com quem sou casado e trabalho até hoje”.

Zé Brasil explica a diferença entre esse disco-solo e seus trabalhos com banda: “A principal característica é a concepção, que deixa de ser um exercício coletivo com ensaios e convivência, para se tornar um trabalho diário de criação e eleboração individual. Sabia muito bem o que queria defender minhas intenções e posições”.

O artista - Paulistano, Zé Brasil é compositor, intérprete, músico e produtor, desde 1970, com passagens pelo EUA, Reino Unido, França e Espanha. Fundou o Apokalypsis, em 1974, que foi a revelação do rock paulistano, no ano seguinte. Criou vários grupos (Space Patrol, Delinqüentes de Saturno, UHF) e tocou com conhecidos artistas do rock brasileiro como Arnaldo Baptista (Mutantes), Billy Forghieri (Blitz) e Edgard Scandurra (Ira!).

CD Zé Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=HGBnbUmrtzg

Show: Zé Brasil & banda
Data: 31 de agosto. Sexta, às 21h30
Local: Comedoria (500 pessoas).
Não recomendado para menores de 18. Duração: 1h30.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); 10,00 (aposentado, pessoa com + de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 6,00 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Venda pelo Portal e unidades do Sesc.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000