Sesc Belenzinho recebe instrumental do Renata Montanari Trio com participação do sax de Mané Silveira
Foto por Flavio Porto

O projeto Jazz Clube do Sesc Belenzinho apresenta, no dia 12 de agosto (domingo, às 18h) o show Renata Montanari Trio com participação do saxofonista e flautista Mané Silveira. Acompanhada por Rui Saleme no violão e Danilo Moura na percussão, a violonista mostra suavidade e brasilidade em um trabalho carregado de swing.

Renata Montanari interpreta composições autorais de seu primeiro CD solo, Entre o Som e o Silêncio, e arranjos para temas de grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e Filó Machado, além de músicas autorias inéditas.

O disco Entre o Som e o Silêncio é resultante do processo de criação e pesquisa da linguagem do violão brasileiro, desenvolvido por Renata. No repertório estão músicas próprias em arranjos originais de temas instrumentais para violão solo, duos, trios e quarteto, e composições como Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e Forró Brasil, de Hermeto Pascoal. Seus arranjos trazem diferentes combinações de timbres, cria espaço para a improvisação e explora a riqueza rítmica e harmônica da nossa música. O álbum conta com participação de nomes da música instrumental como Sizão Machado (contrabaixo), Rui Saleme (guitarra) e Tico Delisa (bateria e percussão).

O projeto Jazz Clube do Sesc Belenzinho contempla o jazz em suas diversas ramificações e estilos, apresentado em trabalhos autorais e homenagens a nomes expressivos do gênero.

Renata Montanari - Violonista, guitarrista e compositora, Renata dedica-se à criação e divulgação da música instrumental brasileira, desde os primeiros estudos no Centro Livre de Aprendizagem Musical – CLAM, escola do Zimbo Trio. Estudou violão com Henrique Pinto e Paulo Porto Alegre e harmonia e arranjo com Cláudio Leal Ferreira e Nelson Ayres. Participou do Grupo Kali (formado só por mulheres), da Banda Altas Horas (programa de Serginho Groisman, na Rede Globo) e tem se apresentado e gravado ao lado de Oswaldinho do Acordeon, Léa Freire, Bocato, Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Daniela Mercury, Diana King, Zélia Duncan, Rita Lee e Milton Nascimento, além de ter integrado a Avon Women Orchestra. É professora de violão e harmonia da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), desde 1992, onde coordenou o departamento de Cordas Dedilhadas, e diretora e professora do Solo Centro Musical. Também integra a Jazzmin’s Big Band e a atual formação do Trio D’Alma.

Rui Saleme - Guitarrista e violonista, rui integrou o Grupo D’Alma – importante trio de violões do cenário brasileiro da década de 80 - ganhador do Prêmio APCA de Melhor Disco de Música Instrumental, com o qual fez diversos shows pelo Brasil, destacando-se o Festival de Jazz de São Paulo, Festival de Jazz de Paris e turnês com Egberto Gismonti e Marlui Miranda. Fez shows acompanhando Milton Nascimento em turnês pelo Brasil e pelo Exterior. Tocou no Grupo Hot Club do Brasil. Ao longo de sua carreira tem se apresentado ao lado de Celso Machado, Nico Assumpção, Léa Freire, Sizão Machado, Nelson Ayres, Cesar Camargo Mariano, Pete Wooley, Teco Cardoso e outros. Lecionou na ULM Tom Jobim (Universidade Livre de Música) e, atualmente, dirige e ministra aulas no Solo Centro Musical.

Danilo Moura - Baterista e Percussionista, Danilo iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, aperfeiçoou-se na Escola do Auditório do Ibirapuera e, atualmente, cursa o bacharelado de Bateria pela FIC – Faculdade Integrada Cantareira. Faz parte da OFA – Orquestra Furiosa do Auditório, sob a regência de Nailor Proveta, tocando ao lado e grandes intérpretes da música brasileira como Elza Soares, Banda Mantiqueira, Toninho Ferragutti e Dori Caymmi, além se apresentar com diversas bandas e cantores do cenário paulista. É integrante da banda As Bahias e a Cozinha.

Mané Silveira - Saxofonista, flautista e compositor, Mané tem sua trajetória ligada a grandes nomes da música instrumental brasileira, além de participar ativamente de vários grupos ligados à criação musical: Pé anti Pé, Freelarmônica, Sax Sob as Árvores, Trio Bonsai e Orquestra Popular de Câmara. Como convidado, participou de vários projetos e grupos: Um Sopro de Brasil, Pau Brasil, Nelson Ayres Trio, Roberto Sion, Raul de Souza e Dr. Cipó, Chico Saraiva & Guinga, Swami Jr., Virada Cultural, Banda Brasil Instrumental (do festival do Conservatório de Tatuí), Gafieira Chic e outros. Em 2009, tocou com o pianista dinamarquês Thomas Clausen, apresentando-se na Dinamarca e Suécia. Em 2010, lançou um novo trabalho, Mané Silveira Quinteto, pelo selo Kalamata.

Show: Renata Montanari Trio
Participação: Mané Silveira
Dia 12 de agosto. Domingo, às 18h
Local: Teatro (392 pessoas)
Não recomendado para menores de 12. Duração: 1h15.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); 10,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 6,00 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes). Venda pelo Portal e unidades do Sesc.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).

Assessoria de imprensa – Período: 15/07 a 02/12/2018
VERBENA Comunicação