E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Secretário da Cultura do Estado Romildo Campello prestigia espetáculo da Cia de Teatro Heliópolis
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Miguel Rocha, Evaristo Martins Azevedo, Romildo Campello, José Marcelo e Paulo César Marciano
Miguel Rocha, Evaristo Martins Azevedo, Romildo Campello, José Marcelo e Paulo César Marciano

No último domingo, dia 8 de julho, o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, esteve na sede da Companhia de Teatro de Heliópolis prestigiando a última apresentação do espetáculo Sutil Violento, montagem mais recente do grupo que já trabalha no próximo espetáculo, previsto para estrear no início de 2019.

A apresentação ocorreu na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, cujo imóvel pertence ao estado de São Paulo, deixado em testamente pela proprietária, cujo nome batizou o espaço cedido à companhia. Desde 2010, o grupo desenvolve ali os processos de seus trabalhos de teatro junto às comunidades do Ipiranga e de Heliópolis, bem como apresenta as temporadas de suas montagens, realizam festivais de teatro e recebem peças teatrais de outras companhias.

Após a sessão, Romildo Campello conversou com o público que lotou o galpão de apresentações, expôs suas ideias sobre cultura e comunidade e falou sobre recursos e realidade cultural. Participaram da roda de conversa Miguel Rocha (diretor da Cia de Teatro Heliópolis), Evaristo Martins Azevedo (advogado e crítico teatral), José Marcelo (coordenador da Ação Comunitária Nova Heliópolis) e Paulo César Marciano (fundador da Editora Gráfica Heliópolis).

O secretário defendeu a necessidade de administrar melhor os recursos disponíveis e de unir forças entre Estado, comunidade e artistas para melhorar o panorama da política cultural. Segundo ele, nos últimos três anos não houve aumento de verba: “estamos trabalhando para isso, mas também não houve redução; a exceção é o fim da Banda Sinfônica do Estado, em 2017”, esclareceu.

Campello também debateu com os presentes, muitos deles artistas de teatro, sobre a formação de público para a cultura e das ações integradas para o consumo e acesso à cultura – em todo o estado e para todas as manifestações populares -, “desde o artesanato e a culinária local aos grandes eventos de projeção internacional”. E ressaltou a eficácia de políticas que respeitam as diferenças para uma necessária integração dessas políticas públicas com as ações conjuntas da sociedade.

Outro viés da conversa foi a aproximação do turismo com a cultura – Rodrigo já foi também Secretário de Turismo do Estado de São Paulo. Comentou que a Secretaria de Cultura vem pesquisando um modo de fazer com que a programação cultural chegue de forma mais direta aos turistas que visitam a capital. E anunciou uma novidade: está sendo desenvolvido um aplicativo de celular que disponibilizará informações sobre a programação cultural da cidade e os eventos abertos ao público. Romildo Campello fez questão de frisar que “cultura é uma ação estratégica de desenvolvimento do estado”.

A Casa de Teatro Maria José de Carvalho fica na Rua Silva Bueno, nº 1533, no bairro Ipiranga. Telefone: (11) 2060-0318.

Editorias: Cultura e Lazer  Política  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Verbena  
Contato: Eliane Verbena  
Telefone: 11-2738-3209-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: elianeverbena
MSN: elianeverbena@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.