Companhia de Danças de Diadema leva EU por detrás de MIM à Galeria Olido
Foto: Ligiane Braga

A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM no dia 10, 11 e 12 de novembro (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h), na Galeria Olido (Sala Paissandú). Os ingressos são grátis.

Com direção e coreografia de Ana Bottosso, a montagem foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.

Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além deste que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais - ou menos - real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, norteando as pesquisas cênicas da obra, construída em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema.

Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos eram posicionados em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a a iniciar uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.

Após esse primeiro momento criativo, o espetáculo recebeu influências também do poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, no qual apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que também convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso.

Ficha técnica / serviço

Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso
Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Elenco: Allan Marcelino, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Fernando Gomes, Keila Akemi, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.
Assistente de coreografia: Carolini Piovani
Concepção musical: Fábio Cardia
Desenho e operação de luz: Silviane Ticher
Sonoplastia: Renato Alves
Concepção figurino: Ana Bottosso
Confecção figurino: Cleide Aniwa
Professores de dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Assistente de produção: Daniela Garcia e Renato Alves

Espetáculo/dança: EU por detrás de MIM
Com: Companhia de Danças de Diadema
Dias 10, 11 e 12 de novembro. Sexta e sábado (às 20h) e domingo (às 19h)
Galeria Olido (Sala Paissandu)
Av. São João, 473. República. Tel: (11) 3331-8399. Capacidade: 136 lugares.
Ingressos: Grátis (30 min. antes do espetáculo). Duração: 50 min. Classificação: 14 anos
Ar condicionado. Acesso universal. Não possui estacionamento.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: Verbena