Padtec encerra 2020 com crescimento de 21,7% na receita operacional

Bom resultado da fornecedora brasileira é fruto do aumento nas vendas de equipamentos baseados na tecnologia DWDM

Campinas, 12 de fevereiro de 2021 – A Padtec Holding (B3: PDTC3) - única acionista da Padtec S/A, maior fabricante de sistemas de transporte óptico da América Latina - encerrou o ano de 2020 com receita operacional bruta da ordem de R$ 318 milhões, o que representa um crescimento de 21,7% em relação ao ano anterior.

O bom resultado é fruto do crescimento de 32,1% no volume de vendas de sua unidade de negócios de equipamentos de transporte óptico baseados na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) em 2020. Esse crescimento, que já vinha acontecendo em função do aumento do uso de redes de fibra óptica para aplicações residenciais e do 4G, foi acelerado pelo cenário de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 - que demandou das redes de comunicações mais serviços e maior capacidade de transmissão para atender às necessidades de conexão entre as pessoas e, também, entre as empresas e seus colaboradores, clientes e parceiros, por meio de reuniões de videoconferência e de aplicações na nuvem, por exemplo.

Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec, afirma que o mercado como um todo mostrou-se bastante aquecido ao longo do ano e destaca o aumento do investimento em infraestrutura de rede feito pelos provedores de serviços regionais (ISPs). “Os provedores regionais chegaram ao final de 2020 como começaram: em ascensão. Nossa receita com esse grupo de empresas cresceu 60% no ano passado”, ressalta. “Encerramos o ano com um total de clientes de equipamentos DWDM - no Brasil e no exterior - cerca de 70% maior do que no final de 2019. Em nossa unidade de negócios de serviços de operação e manutenção de redes de telecomunicações, o número total de clientes cresceu 36%”, completa Argemiro.

Com melhora também no EBITDA Gerencial*, a Padtec não só gerou caixa como também operou no azul em 2020, fechando o ano com lucro líquido** de R$ 16,3 milhões – um aumento de 39,2% em comparação a 2019. A empresa também continua sem endividamento líquido. “Esse resultado é consequência, principalmente, do esforço contínuo da companhia em manter sua eficiência operacional para preservar seu equilíbrio econômico-financeiro”, avalia Renato Jordão, CFO e diretor de Relações com Investidores da Padtec.

Na área de pesquisa e desenvolvimento, a Padtec investiu R$ 35,8 milhões de sua receita na evolução de sua linha de produtos para sistemas de comunicações ópticas de alto desempenho. “O investimento em tecnologia é o diferencial que permite à Padtec manter-se competitiva e na fronteira do conhecimento em sua área de atuação”, destaca Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da empresa. “Um dos resultados do nosso elevado investimento em P&D, por exemplo, foi o lançamento, em 2020, da nova geração de transponders de 800 Gb/s e 1,2 Tb/s, uma solução de altíssima capacidade de transmissão de dados que atende à tendência de aumento crescente da demanda por banda não só nas redes de operadoras de serviços de comunicação como também nas interconexões entre data centers”, acrescenta Nakamura.

Carlos Raimar, CEO da Padtec, afirma que os planos da empresa, para os próximos anos, incluem a continuidade dos investimentos em desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta, a ampliação da liderança no mercado brasileiro e o aumento de sua presença internacional. “Para isso, uma das missões mais importantes que temos pela frente é continuar conduzindo os negócios da Padtec com foco em crescimento, rentabilidade e inovação tecnológica, aumentando sua competitividade a níveis cada vez mais elevados”, completa o executivo.

O relatório de resultados completo está disponível na página ‘Relações com Investidores’ do site da Padtec (http://www.padtec.com.br/investor/padtec-holding/).
*EBTIDA Gerencial: corresponde ao lucro líquido, acrescido do imposto de renda e contribuição social, das despesas de depreciação e amortização e do resultado financeiro, descontados os efeitos não recorrentes das vendas das unidades de negócios realizadas em 2019.
**Considerando a Padtec como sendo subsidiária integral da Padtec Holding S.A. desde janeiro de 2019.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Economia  Informática  Internet  Negócios
Empresa: Pimenta Comunicação