Wiki Telecom ilumina mais de 3 mil quilômetros de redes ópticas nas regiões Norte e Nordeste com solução DWDM da Padtec

Novos trechos iluminados pela Padtec cruzam três dos nove estados nordestinos e um estado do Norte, ampliando a área de atuação da provedora nessas regiões do Brasil.

Campinas, 02 de março de 2020 - O desempenho da rede e a qualidade da experiência em conectividade oferecida aos usuários sempre estiveram no centro das atenções da Wiki Telecom, provedora maranhense de serviços de telecomunicações. E é esse foco que vem orientando os investimentos da provedora na expansão da cobertura e capacidade de transmissão de suas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) nas regiões Norte e Nordeste do país.

Para iluminar suas novas rotas nessas regiões, a operadora contratou transponders, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota da Padtec, que garantem taxas de transmissão múltiplas de 100 Gb/s. No total, serão mais de 3 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas, que cruzarão três estados nordestinos – Piauí, Maranhão e Ceará - e o estado do Pará, na região Norte.

Paulo Bayma, CEO da Wiki Telecom, destaca que a construção de uma rede própria de alta capacidade vai ao encontro do objetivo da provedora de aumentar sua oferta de serviços na região Nordeste para atender seus clientes nas demandas por banda e novos serviços – que crescem de maneira rápida e expressiva. “Com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em redes de alta capacidade, de modo a continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis”, completa o executivo. “Nesse sentido, a Padtec é uma aliada importante para a evolução das nossas redes ópticas. Além da capacidade técnica dos seus equipamentos, os serviços de pré e pós-venda oferecidos pela Padtec são um diferencial que favorece o crescimento da nossa infraestrutura de rede de forma sustentável”, destaca Bayma.

No Brasil, a Padtec já iluminou mais de 60 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet (ISPs) – desse total, mais de 30 mil quilômetros estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. “Os provedores regionais chegaram ao final de 2019 como começaram: em ascensão. Esse grupo de empresas pulverizadas Brasil afora já representa pouco mais de 30% do mercado nacional de banda larga fixa, conforme dados da Anatel divulgados no início deste ano”, destaca Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “Nesse sentido, alinhada às tendências de sistemas DWDM para o segmento de ISPs, a solução compacta da Padtec, por exemplo, visa atender à demanda desse mercado por capacidade de transmissão elevada com uma ocupação de espaço reduzida, oferecendo uma boa relação de custo e desempenho”, destaca o executivo. “Isso garante aos provedores acesso a soluções que adicionam mais capacidade às suas redes de transmissão, a custos acessíveis”, completa.

Sobre a Wiki Telecom (http://www.wikitelecom.com.br)
Uma empresa brasileira 100% maranhense, moderna, há 10 anos no mercado, com serviços de telecomunicações totalmente em fibra óptica, no segmento corporativo e ISPs. Link dedicado em fibra óptica, telefonia e muitos outros serviços para sua empresa.

Sobre a Padtec (http://www.padtec.com)
A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: Pimenta Comunicação