Forte Telecom, do Rio de Janeiro, amplia capacidade de sua rede óptica com solução DWDM da Padtec

Do interior à capital fluminense, os trechos iluminados pela Padtec – com produtos de arquitetura mais compacta e menor consumo de energia – oferecem capacidade de tráfego de dados de até 4 Tb/s em cada trecho, garantindo milhares de novas conexões de alta velocidade na região.

Campinas, 06 de janeiro de 2020 – Com o objetivo de expandir sua capacidade de transmissão na região sudeste do país, a Forte Telecom, carrier of carriers fluminense, está investindo na instalação de redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) com a geração de produtos compactos da Padtec. Para isso, está iluminando um novo trecho, com mais de 650 quilômetros de extensão, que conecta o interior do Rio de Janeiro à capital do estado e inclui uma rota paralela totalmente subterrânea, construída em oleoduto - o que garante elevada confiabilidade à rede da operadora.

Com a nova rota, que cruza cidades importantes do estado do Rio, a expectativa da Forte Telecom é obter um aumento expressivo no fluxo de dados e circuitos dedicados entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, nos próximos anos. “Com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade, de modo a continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis”, destaca Sérgio Simas, CEO da Forte Telecom. “Nesse sentido, a solução DWDM da Padtec é uma importante aliada para a evolução das nossas redes ópticas”, completa.

Para iluminar as novas rotas da operadora no Rio de Janeiro - que passa por municípios como Campos, Macaé e Niterói -, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e amplificadores ópticos dessa nova geração. Os trechos iluminados apresentam uma capacidade total de tráfego de dados de 8 Tb/s (4 Tb/s em cada um dos trechos).

Manuel Andrade, CEO da Padtec, destaca que a empresa já iluminou mais de 200 mil quilômetros de redes ópticas DWDM no Brasil e na América Latina. afirma Manuel. “Com uma linha completa de plataformas ópticas, a Padtec oferece soluções que contribuem para o uso mais efetivo de redes baseadas nessa tecnologia, alinhadas à necessidade de carrier of carriers, provedores e operadoras de serviços de internet de atender seus clientes nas demandas por banda e por novos serviços”, afirma Manuel.

Sobre a Padtec (http://www.padtec.com)
A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Telecomunicações
Empresa: Pimenta Comunicação