GSMA: WRC-19 abre portas para novos serviços 5G

A GSMA parabeniza o tratado internacional sobre espectro adotado pela Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 (WRC-19), que abrirá caminho para o potencial dos serviços 5G em todo o mundo. A conferência, concluída na semana passada em Sharm el-Sheikh, no Egito, identificou o espectro necessário para oferta de uma ampla gama de novos serviços de baixa latência e alta velocidade para consumidores, empresas e governos.

Os inovadores serviços 5G dependem da entrega quase instantânea de grandes quantidades de dados. Agora, eles são possíveis graças à identificação de frequências de ondas milimétricas nas faixas de 26 GHz, 40 GHz e 66 GHz. Exemplos incluem aplicações de realidade virtual e aumentada, robôs industriais controlados remotamente, veículos autônomos e serviços de entretenimento, como download de filmes em 4K em poucos segundos.

A coordenação internacional apoiada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) nas WRCs é essencial para alcançar uma ampla harmonização do espectro para serviços móveis. A identificação global das frequências de ondas milimétricas ajudará a desbloquear economias de escala necessárias para acelerar a entrega de serviços 5G inovadores e acessíveis em todo o mundo. Diversas indústrias - incluindo manufatura, transporte, saúde e educação - serão beneficiadas

\"A WRC-19 aproximou a indústria móvel de tornar a potência total do 5G algo que todos podem experimentar\", disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “Os países alcançaram o equilíbrio certo ao abrir possibilidades inovadoras para o 5G, protegendo os serviços de rádio existentes em todo o mundo. O objetivo da indústria móvel na WRC-19 era identificar espectro 5G suficiente para fornecer benefícios socioeconômicos duradouros. A conferência cumpriu esse objetivo e também garantiu um caminho para o futuro sucesso da tecnologia 5G na agenda da WRC-23.\"

À medida que os dispositivos móveis continuam se desenvolvendo, os requisitos de espectro também evoluem. A WRC-19 reconhece isso e estabeleceu uma agenda para a próxima WRC, em 2023, que irá considerar a identificação de faixas adicionais de média e baixa frequência.

O espectro de frequência média na faixa de 3 GHz (de 3,3 a 4,2 GHz) já está sendo usado para serviços 5G comerciais, fornecendo um bom equilíbrio de cobertura e capacidade. Aumentar a quantidade de espectro globalmente harmonizado nessa faixa de frequência na WRC-23 aumentaria o desempenho da rede 5G, reduziria os custos de implantação e geraria benefícios econômicos significativos.

Para levar os benefícios do 5G a áreas rurais e acelerar a revolução da Internet das Coisas (IoT), a GSMA também apoiará esforços para identificar mais espectro abaixo de 1 GHz na WRC-23 para melhorar a cobertura 5G.

“Queremos que os benefícios do 5G estejam disponíveis para todos. Com mais de 5 bilhões de assinantes móveis em todo o mundo, as gerações anteriores de tecnologia móvel conectaram pessoas mais rapidamente do que qualquer tecnologia da história”, acrescentou Mats Granryd. \"A WRC desempenha um papel essencial na condução das economias de escala globais que permitem que os serviços móveis transformem a vida das pessoas e as economias nacionais.\"

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Pimenta Comunicação