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Black Friday: cinco dicas para o varejo diminuir as perdas e estimular as vendas
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A Black Friday deste ano, que acontece na sexta-feira, 29 de novembro, deve gerar um faturamento superior a 3 bilhões de reais para o varejo brasileiro - alta de 18% sobre o mesmo período no ano passado. Entre os segmentos mais procurados estão eletroeletrônicos, vestuário, perfumaria e cosméticos. As informações são da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).



O aumento do fluxo de pessoas em período sazonais, entretanto, exige que os varejistas redobrem a atenção quanto a gestão de seus estoques. “Com mais produtos expostos, a oportunidade pode ser maior, mas o maior movimento também pode causar situações como rupturas pontuais, avarias e possíveis furtos que impactam no resultado”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, fornecedora de tecnologia para o varejo.


Segundo o executivo, por meio de boas práticas e do uso de soluções tecnológicas, é possível adequar as ações preventivas como foco no lucro à realidade de cada ponto de venda. “Também é importante valorizar a experiência de compra do consumidor, que poderá gerar impacto positivo no faturamento e na margem”, alerta.


Visando este cenário, a Sensormatic Solutions elencou cinco dicas para o varejista se prevenir e alavancar as vendas durante o mês de novembro - e a Black Friday.


1) Garantir a venda

Ter o produto certo, no momento e na quantidade adequada, pode garantir o sucesso nas vendas, pois um dos principais fatores para a perda da venda - e até do próprio cliente - é a ausência do item no momento da compra. A atuação da equipe e o uso de soluções de gestão de estoques dão visibilidade (com olhar sazonal) e permitem maior adequação à compra e distribuição, evitando perdas de venda e de inventário, ou relacionadas à quebra operacional.


1) Automatizar para viabilizar

Soluções de gestão permitem exposição, monitoramento, segurança e visibilidade sobre o estoque, ajudando a inibir ações de fraudadores e melhorando a experiência de compra do cliente. Com estas soluções a operação fica mais controlada e alinhada à demanda existente.


3) Motivar e engajar

Em momentos de maior volume de estoques e clientes, o engajamento será sempre um diferencial para o melhor resultado. É importante estimular a equipe a sentir-se responsável pelos resultados. Durante as reuniões periódicas, é válido reforçar as orientações sobre pontos de atenção e destacar os resultados obtidos, baseados em informações objetivas e simples.


4) Mitigar riscos

Em momento atípicos, sempre há pontos de vulnerabilidade, mas nem sempre representam toda uma área. A atenção ao acesso às áreas restritas, circulação em pontos de pouca visibilidade e a itens que possuem maior perda/valor ou menor porte permitirá identificar oportunidades pontuais, como visibilidade à reposição, exposição e ao atendimento, resultando na conquista de clientes ou na inibição de possíveis furtantes.


5) Redobrar atenção quanto a operação de caixa

Operações como cancelamentos, descontos, trocas e realização de sangrias ou troco precisam ser conferidas ou monitoradas e devem ser realizadas da melhor forma possível para não impactar em aumento de fila. Furtos, avarias ou vencimentos nem sempre representam a maior parte da perda e o ponto de venda pode ser um local de risco se não existir um controle adequado.


Para Quintanilha, se o foco do varejista é o lucro e o encantamento do cliente, aquele que tiver acesso a informações com maior assertividade e agilidade terá sempre uma operação mais ajustada às reais expectativas do consumidor. “Ao seguir essas recomendações, o lojista oferecerá uma melhor experiência ao cliente, garantindo a redução de prejuízos e contribuindo para a melhor rentabilidade do negócio”, conclui.

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Alex Nicolau  
Telefone: 011-2858-9192-

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