Nos últimos dois anos, a ADT, empresa de monitoramento de alarme, reduziu os gastos com papel em 40%, o que representa mais de meia tonelada do material, e diminuiu o consumo de combustível em 10%. Os números refletem um dos pilares da empresa, de promover a sustentabilidade, e fazem parte da estratégia da companhia para os próximos anos, de investir em novas tecnologias e aprimorar a experiência do cliente.
Os resultados vêm da aplicação da ferramenta OfficeTrak no dia a dia da equipe técnica da empresa, que realiza o gerenciamento de toda a força de trabalho e recursos de campo por meio do planejamento e distribuição de tarefas diárias para os smartphones dos funcionários, além de acompanhamento da operação em tempo real. A plataforma, comercializada no Brasil pela 3CON, consultoria de TI, substituiu os relatórios de papel por formulários eletrônicos.
Hebert Taira, gerente de Serviços Técnicos da ADT, explica que as demandas de manutenção e instalação e as ordens de serviço da equipe eram todas preenchidas à mão. “Além de gastar uma quantidade absurda de papel, nosso trabalho era dificultado e atrasado. Alterar os recursos utilizados tornou-se essencial, por isso decidimos passar todos esses dados para uma plataforma digital”, pontua.
Por meio do aplicativo, a empresa consegue saber a localização do técnico, otimizar as rotas e o tempo no trânsito, gerenciar imprevistos e acompanhar o status dos serviços. “Vemos a locomoção do técnico e compartilhamos com nossos clientes a previsão de chegada”, destaca Taira. “Se percebemos que o técnico não vai conseguir atender, passamos a demanda para outro profissional, sem interferir na agenda do cliente que está esperando”, ressalta.
Com o novo método, a empresa destaca a transparência em seus processos e atendimentos e melhora a experiência do cliente. Além disso, a ADT reduziu os custos operacionais e o tempo de deslocamento dos técnicos, o que refletiu no aumento da produtividade diária do funcionário. “Conseguimos dobrar o número de atendimentos por dia”, pontua Taira.
Segundo o executivo, o próximo passo é implementar o aplicativo na área comercial para apoiar os vendedores nas consultas e coletas de informações e o backoffice na gestão das visitas, tornando-o ainda mais estratégico para a empresa. “O crescimento do negócio e o surgimento de novas ferramentas exige a adequação de todos os sistemas. Os recursos do OfficeTrack cooperam para que tenhamos nossos processos otimizados e que o cliente sinta essa diferença”, pontua. “O objetivo, para os próximos anos, é investir em tecnologias que facilitem nossos serviços e melhorem a experiência dos usuários”, completa.
Para Genivaldo Araújo, diretor da 3CON, a parceria com a ADT tem evoluído e apresentado resultados satisfatórios. “A ADT precisava de uma solução inovadora para atender a operação e nós implementamos a ferramenta de acordo com as particularidades da empresa. A adaptação foi rápida e, em menos de três meses, todo o processo em papel foi substituído pelo aplicativo”, explica. “Estamos satisfeitos por poder participar desta transformação e por ajudar a ADT a melhorar sua produtividade e atendimento”, finaliza.