Varejo: 10 dicas para reduzir as perdas nos supermercados

As vendas dos supermercados brasileiros cresceram quase 3% nos seis primeiros meses do ano. Entre maio de 2018 e o mesmo mês de 2019, o setor cresceu 2,64%. As informações são Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

O aumento das vendas e do fluxo de pessoas, entretanto, exige que os varejistas redobrem a atenção. “O maior movimento pode significar possíveis furtos e demais perdas que trazem impacto à rentabilidade da empresa”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, maior fornecedora de tecnologia para o varejo do mundo.

Por meio de boas práticas e de soluções tecnológicas, o executivo ressalta que é preciso adequar as ações preventivas em cada ponto de venda. “Também é importante levar em consideração a experiência de compra do consumidor, que poderá gerar um impacto positivo no faturamento e na margem, além da redução das perdas”, destaca.

A Sensormatic Solutions elencou dez dicas para ajudar os supermercadistas a evitar furtos internos e externos e quebras operacionais. Como resultado, poderão alavancar as vendas e melhorar a rentabilidade das lojas.

1) Monitore o local de exposição

Com um fluxo maior de pessoas, os problemas com violação de produtos tendem a aumentar. “Invista em sistemas de CFTV, em ações inibidoras por meio de anúncios no sistema de som da loja e promova ações promocionais de degustação”, sugere Quintanilha;

2) Atente-se aos padrões de exposição

Segundo o executivo, é essencial evitar que produtos delicados, como chocolates, fiquem em locais que não sejam refrigerados e onde correm o maior risco de dano por manuseio, “O derretimento dos chocolates acarreta na perda do potencial de venda dos produtos”, pontua;

3) Reforce a atuação do time no recolhimento de itens abandonados pela loja

Além de evitar lacunas nas gôndolas, isso poderá garantir a venda do item e evitar a quebra por dano;

4) Tenha cautela na abordagem

Fique atento a movimentações suspeitas, especialmente de clientes com pertences que possam ajudar a ocultar os produtos, como mochilas, sacolas e bolsas. Caso necessite abordar alguém, seja cordial. “Isso mostra ao suspeito que ele está sendo monitorado, podendo converter uma tentativa de furto em uma possível venda”, destaca Quintanilha.

5) Verifique os produtos no recebimento

Para o executivo, é possível evitar o aumento de quebras e rupturas no salão de vendas checando todos os produtos no ato do recebimento. “Caso tenham itens com avarias, atente-se para as opções de devolução ao fornecedor, quando prevista em acordo comercial”, explica.

6) Evite excessos

Atente-se aos excessos desnecessários na compra e exposição de produtos. “O mau armazenamento também pode gerar perdas. Além de colocar em risco a qualidade dos produtos, quando não são vendidos, eles acabam perdendo valor”, afirma Quintanilha.

7) Proteja seus produtos mais caros

É aconselhável o uso de etiquetas de proteção em produtos de maior valor, como itens importados;

8) Atente-se à realização do inventário

Segundo o executivo, devido à variedade e quantidade de produtos, é preciso ter atenção redobrada ao realizar o inventário, para que, ao registrá-los, nenhum produto fique para trás;

9) Evite impactos na margem

Ao transportar os itens, mesmo que entre áreas da loja, é necessária muita atenção. “Produto danificado é produto não vendido. Evite impactos na margem”, alerta o executivo.

10) Atente-se ao histórico

“Com base no histórico, avalie a quantidade de vendas e perdas do ano anterior para identificar os itens que serão foco de atuação da equipe em determinadas épocas”, explica Quintanilha. “Realizar uma análise sobre as vendas e o número de perdas é importante para tentar reduzir, ao máximo, o uso de promoções e atuar na melhor exposição e ações comerciais possíveis”, destaca.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Pimenta Comunicação