Em 2019, apenas no estado de São Paulo, roubos em estabelecimentos comerciais, incluindo bares e restaurantes, representam 5% dos casos registrados até o mês de junho. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública.
Notícias sobre esse tipo de ocorrência são comuns e assustam consumidores e empresários do setor. Os bandidos possuem diversas abordagens, mas roubo de caixa, dinheiro, joias e celulares são as mais comuns. Segundo informações da central de atendimento da ADT, empresa de monitoramento de alarme, os criminosos aproveitam o movimento mais baixo, após horários de pico, para agir.
“Por serem ambientes sociais e de fácil acesso, tornam-se alvos fáceis, especialmente os estabelecimentos de menor porte, que, muitas vezes, não contam com todo o aparato necessário para proteger o local”, explica Robert Wagner dos Santos, especialista em segurança da empresa. “Na maioria dos casos, são ações rápidas. O foco dos assaltantes é levar o maior número de objetos de valor e dinheiro no menor tempo possível”, pontua.
A ADT elaborou medidas práticas que podem ser tomadas por proprietários e clientes para evitar roubos, reduzir riscos e minimizar as perdas após ocorrências. Confira.
Proprietários
Crie um grupo com os demais estabelecimentos da rua para elaborar estratégias em comum e integrar a segurança;
Oriente os funcionários sobre como agir durante essas ações. Eles também podem aconselhar os clientes a não deixar carteira e objetos de valor sobre a mesa e oferecer travas para prender bolsas às cadeiras;
Utilize uma entrada única. Isso facilita a vigilância e dificulta a ação de criminosos;
Conte com a ajuda de um profissional para recepcionar os clientes, gerenciar reservas e filas de espera. Ele pode ficar alerta a qualquer movimentação suspeita;
Não coloque o caixa do restaurante próximo da porta e o mantenha sempre com o menor volume possível de dinheiro. Deposite o valor em um cofre em local seguro, que seja de conhecimento só do gerente;
Fique de olho na movimentação ao redor do estabelecimento para identificar possíveis alterações suspeitas, como carros e motos parados próximo ao local;
Se o estabelecimento for invadido, peça calma aos funcionários e clientes. Movimente-se devagar e não olhe diretamente para o assaltante. Responda somente o que lhe for perguntado, evite negar algo e não tente fugir;
Tenha sempre em mãos telefones da polícia militar e civil, bombeiro e pronto socorro. Forneça o endereço da delegacia mais próxima aos clientes para que façam o boletim de ocorrência. Comunique a polícia após a saída dos assaltantes, procure anotar a placa e o tipo do carro usado;
Invista em câmeras para visualizar o local e soluções que avisem se houver invasão (quando o local estiver vazio) e permitam pedir ajuda em situações de emergências. O alarme monitorado, por exemplo, tem essas funções e evita até 94% das tentativas de invasão. A ADT possui um sistema com recurso de botão de pânico que pode ser usado para pedir socorro. Se alguma uma atitude suspeita for identificada, é possível acionar o botão do controle remoto do sistema. A equipe de monitoramento ajudará com providências, como alertar a polícia.
Clientes
Não saia com todos os cartões e documentos, leve somente o necessário;
Não deixe carteira, dinheiro ou celular sobre a mesa;
Em caso de abordagem de criminosos, evite movimentos bruscos, deixe as mãos visíveis e informe cada ação para evitar uma reação inesperada, principalmente se precisar pegar algo na bolsa;
Observe discretamente e memorize aspectos físicos, roupas e veículos dos criminosos para facilitar a localização e investigação;
Faça sempre boletim de ocorrência. O registro é necessário para pedir a segunda via de documentos e auxilia no trabalho policial;
Tenha em mãos o telefone do seu banco para sustar cartões de crédito e talões de cheque.