RFS anuncia desenvolvimento de solução de camuflagem para ampliar rede 4.5G no Brasil

A Radio Frequency Systems (RFS), empresa global de infraestrutura de comunicação wireless e broadcast, desenvolveu um projeto para expandir a rede 4.5G no Brasil. Com foco em áreas urbanas - onde há grande circulação de pessoas e sites com áreas cada vez mais restritas - a proposta era chegar a uma solução de baixo impacto visual e menor área de ocupação.

Para atender às demandas do projeto, foram adquiridas mais de 150 antenas Trisector - para small cells e macro sites -, instaladas no topo da estrutura de postes de iluminação pública em diferentes regiões do Brasil. Os postes foram desenvolvidos especificamente para o projeto, com características que permitem ocultar toda a solução internamente. Em suas estruturas também foram implantadas baterias, equipamentos ativos (RRus e BBUs) e passivos, jumpers com boot e itens de RFC.

“É uma forma de diminuir o impacto visual em áreas pequenas e garantir o sinal de telefonia móvel à operadora”, afirma Paulo Carvalho, gerente Comercial da RFS. De acordo com ele, somente em 2019, o projeto irá abranger cerca de 750 sites em todo o país. “Com este tipo de solução, podemos implantar sites que atendam até quatro operadoras”, completa.

“O contexto de cidades inteligentes caminha em paralelo com a evolução das redes rumo ao 5G. Por isso, estamos focados em customizar e fornecer soluções que atendam à necessidade de cada cliente”, afirma Renato França, diretor de Vendas e Serviços da RFS para a América Latina.

Desde 2018, a RFS produz antenas de BSA em sua fábrica localizada em Embu das Artes, gerando ganho em termos de competitividade e agilidade no prazo de entrega. “A expectativa para 2019 é ampliar a produção local, aproveitando incentivos fiscais como o PPB e a vantagem da logística de entrega para a América Latina”, finaliza.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Pimenta Comunicação