Comemorado no próximo dia 12, o Dia das Mães deve movimentar R$24,3 bi no varejo brasileiro. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com o levantamento, 34% dos clientes devem realizar suas compras em lojas físicas, como shoppings centers, e os produtos mais buscados pelos consumidores devem ser roupas, calçados e acessórios, seguidos por perfumes, cosméticos e chocolates.
Segundo a Sensormatic Solutions, maior fornecedora de tecnologia para o varejo do mundo, o aumento do movimento em datas sazonais como esta requer o redobramento de atenção dos varejistas. “Um maior fluxo pode significar uma chance ainda maior de furtos e demais perdas”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da empresa. “Os itens mais procurados, por exemplo, também deverão ser os mais visados entre os fraudadores”, alerta.
Para o executivo, o varejista precisa estar atento e adequar as medidas de segurança para cada um desses itens. Para garantir o sucesso de conversão para os varejistas em datas sazonais como esta, a Sensormatic Solutions elencou três pontos de atenção essenciais:
Integração dos sistemas de segurança
Segundo Quintanilha, os sistemas de proteção são complementares. “Unindo o monitoramento por sistemas de CFTV aos sistemas de alarme é possível expor os produtos de uma melhor forma, evitando o confinamento”, pontua. Juntos, estes sistemas de segurança podem aumentar as vendas em até 30% e diminuir as perdas em 90%.
Funcionários no salão de vendas
O monitoramento de clientes feitos por funcionários no piso de vendas também é uma forma de ação preventiva. Para o gerente de Prevenção de Perdas, a medida tem que ser utilizada com cuidado, pois o contato direto com o consumidor funciona de forma inibidora, tanto para furtos quanto para vendas. “Por mais que a tática seja bastante usual no varejo, pode colocar em risco a experiência de compra do cliente”. Caso haja a identificação de movimentações suspeitas, Quintanilha destaca que é preciso ter cautela na abordagem. “Ser cordial e demonstrar que o cliente está sendo monitorado é importante e pode converter uma tentativa de furto em uma venda”, pontua.
Segurança a nível de item
Segundo o executivo, em datas comerciais como essa, nas quais as lojas ficam lotadas, é preciso redobrar o cuidado, prevenindo ações de furtos ou fraudes, especialmente para os itens mais visados. “É necessário que cada mercadoria esteja segura, mas ao mesmo tempo, exposta ao consumidor para que tenha maior liberdade em suas compras”, explica. Com aplicação da etiqueta adequada para cada produto, principalmente se não for etiquetado na origem, as ações criminosas poderão der rapidamente identificadas, a partir de um alarme disparado ao sair da loja sem registro do pagamento. “Os dispositivos usados em roupas e acessórios são diferentes dos aplicados a garrafas de bebidas, por exemplo, o que transforma a experiência de compra em algo confortável para o consumidor e com traz segurança para o varejista”, destaca.
Para Quintanilha, ao seguir essas recomendações, o varejista poderá oferecer uma boa experiência de compra ao cliente e proteger o inventário por meio de soluções e atitudes que tragam segurança. “Além de diminuir o impacto causado por eventuais furtos, essas orientações promovem a fidelização do comprador, contribuem para melhorar a margem e, consequentemente, para impactar positivamente no valor arrecadado pelo varejo brasileiro no Dia das Mães”, finaliza.